Marisa Serrano pede mobilização nacional pela educação



A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) pregou, nesta quinta-feira (13), o engajamento do poder público e da sociedade brasileira num amplo projeto educacional, a ser colocado em prática o mais rápido possível. Ela disse acreditar ser possível resgatar milhões de brasileiros hoje alijados dos benefícios da educação e infundir na população como um todo valores básicos de cidadania.

Para a parlamentar sul-mato-grossense, a questão prioritária em relação ao ensino é a das verbas. No entender de Marisa Serrano, não há como estruturar um sistema que atenda às demandas de uma economia competitiva e internacionalizada sem recursos para escolas equipadas com material de apoio, laboratórios e meios tecnológicos.

A senadora disse compreender que governadores e prefeitos se dirijam a Brasília para lutar por verbas no Orçamento da União e privilegiem os projetos de maior visibilidade, como o asfaltamento de ruas, mas chamou a atenção para a superioridade da educação como gerador de desenvolvimento a longo prazo.

- Não adianta ter uma cidade maravilhosa se a população dessa cidade não tem condições de pensar por si própria; se não tem condições de decodificar, de ler aquilo que está vendo - disse a parlamentar.

A senadora observou que é muito pequena a capacidade de poupança do povo brasileiro para investimento na educação. E que os estímulos ao consumo estão sempre ligados à compra de bens, como automóveis.

Marisa Serrano também abordou a questão do piso salarial nacional dos professores, de R$ 950, observando que é baixo. Ela, no entanto, disse compreender as razões dos governadores que entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar outros aspectos da medida provisória que estabeleceu o novo salário.

- Esses governadores entraram com uma ação para discutir não o piso salarial, mas para discutir aquilo que foi acrescentado a mais, além do piso salarial, para os professores deste país.

Marisa Serrano falou ainda sobre o trabalho da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), que tem discutido leis "com o objetivo de mudar a educação brasileira".

- Temos discutido isso todas as semanas. Temos colocado à disposição do país um arsenal de boas leis, mas que precisam, efetivamente, ser cumpridas. Aí já não é função desta Casa, mas vamos continuar falando, discutindo com prefeitos, com governadores e com o presidente da República, para que coloquem a educação como prioridade - afirmou a senadora.



13/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marisa Serrano pede investimentos na qualidade da educação

Marisa Serrano quer atenção para Plano Nacional de Educação

Marisa Serrano cobra que governo deixe a retórica e comece a trabalhar pela melhoria da educação

Marisa Serrano pede atenção para a soberania nacional na análise da declaração da ONU sobre direitos indígenas

Marisa Serrano cobra explicações para falhas no Enem e pede prioridade para Educação

Marisa Serrano apela por investimentos na educação infantil