Marisa Serrano cobra projeto para engajar juventude nos esportes



Um projeto nacional que retire os jovens das drogas e da criminalidade, engajando-os nos esportes, foi defendido nesta segunda-feira (22) por Marisa Serrano (PSDB-MS), que citou como exemplo a ser seguido pelos dirigentes brasileiros a postura do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela na reconciliação de negros e brancos pelo esporte. A senadora lembrou que, quando Mandela assumiu o governo, em 1994, depois de passar quase 30 anos na prisão, encontrou no rúgbi "a forma de unir seu povo".

A história do estadista sul-africano é contada no filme Invictus, dirigido por Clint Eastwood, com Morgan Freeman no papel do ex-presidente. Marisa Serrana afirmou que o esforço de Mandela, apoiado pelo capitão da seleção sul-africana de rúgbi François Pienaar (interpretado por Matt Damon), conseguiu levar um time outrora desacreditado à final com a Nova Zelândia, "unindo todo o país, as criancinhas negras, as criancinhas brancas".

A senadora afirmou que o exemplo de Mandela precisa inspirar os dirigentes do Brasil, que sediará Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016. Ela questionou se o país está se preparando adequadamente para esses dois momentos significativos nos esportes mundiais. Do ponto de vista orçamentário, observou, a previsão brasileira de gastar R$ 17 bilhões na preparação do país para a Copa representa o dobro do que a África do Sul investe para sediar este ano o campeonato mundial de seleções.

- Mas como o Brasil vai aplicar esse dinheiro? Em grandes estádios, deixando um legado de monumentos? Um país grande é feito de gente poderosa, não de infraestrutura física - disse.

Ressaltando que o momento é de mudança de mentalidade, a senadora afirmou que a preparação mais importante que o Brasil pode fazer é no apoio à sua juventude em busca do pódio nos esportes. Ela defendeu a aprovação de três projetos que apresentou no ano passado com o objetivo de estimular os esportes. O PLS 514/09 dá preferência a projetos de escolas públicas de educação básica na concessão de incentivos que visem fomentar atividades desportivas. O PLS 515/09 autoriza a criação do Programa Universitário de Apoio ao Esporte, com auxílio de estudantes de graduação em Educação Física. O PLS 520/09 autoriza a instituição do Programa de Centros Olímpicos.

PEC da Juventude

Na presidente da sessão, o senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu a aprovação, pelo Senado, da PEC da Juventude (PEC 42/08). Acolhida em dois turnos pela Câmara dos Deputados, essa proposta assegura ao jovem, na Constituição federal, direitos como saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização e cultura.



22/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Marisa Serrano, só educação, esporte e cultura podem diminuir a violência que atinge a juventude

Marisa Serrano cobra medidas urgentes para combater crise financeira

Marisa Serrano assume Subcomissão da Água e cobra regras para gestão dos rios

Marisa Serrano cobra do governo mais energia e ideias como saída para a crise

Marisa Serrano cobra explicações para falhas no Enem e pede prioridade para Educação

Marisa Serrano cobra mais atenção ao uso da água no Brasil