Marisa Serrano convoca oposição a se manter vigilante




A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), em discurso nesta quinta-feira (4), convocou a oposição brasileira a estar vigilante e a ser crítica e responsável, já que foi dado um "cheque em branco" à presidente eleita Dilma Rousseff, e não se sabe de suas ideias e procedimentos, pois ela não se tornou suficientemente conhecida da população.

Marisa Serrano disse esperar que o próximo governo tenha credibilidade e coragem de implementar reformas como a política e a tributária, por exemplo, criando condições para promover o desenvolvimento sustentável a longo prazo. E puxou para a oposição a responsabilidade de assegurar o valor das instituições, da liberdade de imprensa, a implementação e correção das reformas, sempre fiscalizando.

- O que nós queremos é avançar, e avançar dando uma perspectiva de futuro para as novas gerações, para que o Brasil continue crescendo em uma direção confiável - disse a senadora.

Marisa Serrano disse ainda que houve, nessas eleições, um populismo exagerado de partes do governo e uma interferência excessiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha. Para ela, Lula trocou a chamada "liturgia do cargo" pelo "voluntarismo pessoal", e por isso, a Presidência deixou de ser um símbolo de equilíbrio entre poderes para se tornar um instrumento de palanque.

- E isso é muito ruim. É o mau exemplo que estamos dando aos políticos da nova geração - disse.

A senadora criticou o fato de Lula ainda "estar em palanque" mesmo com o resultado das urnas proclamado e lamentou a declaração do presidente de que a oposição teria feito, em seu governo, "uma política do estômago, a política da vingança, a política de trabalhar para não dar certo".

Ao avaliar o resultado das eleições, a senadora disse que a democracia brasileira consolidou-se, pois não há um poder ou partido hegemônico após as eleições de 2010, e sim um equilíbrio de forças. Ela elogiou o desempenho dos partidos de oposição - PSDB, PPS e DEM - que vão governar 52% da população, e do candidato a presidente, José Serra, que recebeu 43 milhões de votos.



04/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marisa Serrano convoca senadores para defender o Senado

Marisa Serrano convoca senadores para defender o Senado

Marisa Serrano salienta papel da oposição na aprovação de projetos do Executivo

Marisa Serrano diz que oposição precisa mudar estratégia para aprovar requerimentos na CPI dos Cartões

Marisa Serrano chama PAC de 'engodo'

Marisa Serrano diz que não vê propostas estruturantes no PAC