Marisa Serrano convoca senadores para defender o Senado
A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) fez um apelo aos demais senadores para se unam em torno da proposta de defesa do Senado, materializada numa campanha "Reaja Senado". Ela disse que não é possível aceitar que pessoas proponham o fechamento do Senado e a instituição não responda.
- É chegado o momento de discutirmos o que fazer. Essa é a Casa da Federação, do equilíbrio. Todos os estados têm o mesmo peso em seus pleitos. Não podemos abaixar a cabeça. Se nós não pudermos reagir, quem poderá? - questionou.
Marisa Serrano observou que, na próxima terça-feira (2), o Supremo Tribunal Federal vai legislar sobre as regras da próxima eleição. Ela afirmou que não se pode admitir que a democracia perca o local onde a população pode dizer o que quer, deixando que outros poderes falem pelo Legislativo.
- A quem interessa o enfraquecimento das instituições? A quem interessa o enfraquecimento do Senado? A história mostra que governos com viés autoritário, quando querem dominar o país, fecham o Congresso Nacional - alertou.
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) parabenizou Marisa pelo discurso e pela proposta de defesa do Senado. O senador Romeu Tuma (DEM-SP) disse que o povo não sabe mais que caminho o Senado está seguindo e que o clima de desconfiança é permanente. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que os senadores mudam ou a idéia de acabar com o Senado vai prosperar. Ele sugeriu que se elabore um documento com uma proposta concreta de mudança do Regimento Interno.
O senador Mário Couto (PSDB-PA) elogiou a postura de Marisa durante a investigação de quebra de decoro do presidente Renan Calheiros e disse que ela está com a consciência tranqüila por ter cumprido o seu dever. "Vossa Excelência está bem no julgamento popular", observou.
O senador Expedito Júnior (PR-RO) disse que o Senado está sendo negligente e não tem coragem de legislar. Ele assinalou que tem ouvido muitos discursos contra a edição excessiva de medidas provisórias, mas não vê a coragem para regulamentar a questão. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) espera que sejam votadas rapidamente todas as propostas de mudança que a sociedade quer ver aprovadas, como o fim do voto secreto.25/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marisa Serrano convoca senadores para defender o Senado
Marisa Serrano convoca oposição a se manter vigilante
Marisa Serrano volta a defender o depoimento de Renan; Mônica Veloso também deverá ser ouvida
Marisa Serrano e Casagrande vão fazer relatório conclusivo e defender votação aberta de processo contra Renan
Marisa Serrano diz que senadores não podem ir para o Conselho de Ética 'como se fosse um Fla-Flu'
Marisa Serrano pede profunda reforma administrativa no Senado