Marisa Serrano defende inclusão de espanhol em concurso público com prova de língua estrangeira



Nos concursos públicos em que houver prova de língua estrangeira, será obrigatório o oferecimento da língua espanhola. Isso é o que propõe projeto de lei (PLS 345/08) da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) que tramita, em decisão terminativa, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Em sua justificação, Marisa Serrano afirma considerar adequada, no âmbito de um esforço para aproximar o Brasil dos seus países vizinhos - de língua espanhola, exceto a Guiana e a Guiana Francesa -, a cobrança obrigatória do idioma espanhol nos concursos públicos nacionais, sem prejuízos de outras opções. Em geral, há apenas a alternativa de provas de língua inglesa.

"Alguns certames públicos federais, notadamente os realizados para cargos de nível superior, possuem prova de língua estrangeira, em geral, de língua inglesa. Embora esta seja uma língua dita "universal", importante no cenário internacional da atualidade, acreditamos que a cobrança obrigatória do seu conhecimento em concursos públicos não está em sintonia com o princípio de igualdade", diz a senadora.

Marisa Serrano lembra que os candidatos provêem de diversas origens sociais e que muitos não tiveram a oportunidade do aprendizado da língua inglesa, "cuja estrutura e vocabulário diferem sobremaneira da nossa língua materna, o português".



15/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marisa Serrano defende financiamento público de campanha

Gilvam quer proibir prova de língua estrangeira em concursos e vestibulares

Comissão vota inclusão de fluência oral em língua estrangeira entre metas da educação básica

Para Crivella, língua estrangeira não deve eliminar candidato em concurso

Marisa Serrano se diz contra a inclusão de novas denúncias na investigação sobre Renan Calheiros

Marisa Serrano pede programas de inclusão social para quem vive do Bolsa-Família