Marisa Serrano diz que não houve vencedores nem perdedores nas eleições




Ao analisar, em discurso no Plenário, o resultado das eleições do último domingo, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) disse que nem os partidos de oposição nem os da base governista conseguiram sair vitoriosos do pleito. Em sua avaliação, o eleitorado brasileiro optou pelo equilíbrio de forças, sem privilegiar nem governo nem oposição.

- Mesmo com todo o rolo compressor do governo, a oposição conseguiu, nessa eleição, manter o seu espectro, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal, garantindo governos importantíssimos aqui na nação - disse.

Em sua avaliação, o resultado das urnas demonstrou que a democracia brasileira está se aprimorando, tendo os eleitores dado indicações claras das prioridades a serem estabelecidas pelos próximos governantes: saúde, educação e segurança pública.

Marisa Serrano lamentou, no entanto, a falta de segurança jurídica com relação à aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa aos candidatos com problemas na Justiça, bem como quanto à validade do título de eleitor.

Ela condenou também a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha. Em sua opinião, Lula cometeu exageros na defesa de sua candidata, interferindo na disputa de maneira não condizente com sua posição de chefe de Estado.

- Esperamos também - quero repetir aqui - que o presidente da República abandone o seu protagonismo até tresloucado e passe a agir como estadista, atuando mais como magistrado que como militante e chefe, como disse Fernando Henrique, de uma facção política - afirmou.

Com relação à candidata governista Dilma Rousseff, Marisa Serrano criticou a falta de exposição, durante a campanha, de suas propostas para o desenvolvimento do país. Para a senadora, Dilma exaltou demasiadamente as realizações do governo Lula sem informar suas próprias idéias ao eleitorado.

Em aparte, Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestou sua concordância com Marisa Serrano sobre o fortalecimento da democracia brasileira, mas observou que nos últimos três meses o povo brasileiro pode conhecer muito melhor a candidata Dilma e o seu importante papel desempenhado no governo.



05/10/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


"Houve dossiê e a ministra Dilma não falou a verdade", afirma Marisa Serrano

Marisa Serrano chama PAC de 'engodo'

Marisa Serrano diz que não vê propostas estruturantes no PAC

Marisa Serrano diz que ministro falou "em tom de ameaça"

Marisa Serrano chama PAC 2 de obra eleitoreira

Marisa Serrano abre reunião da CPI dos Cartões