Marisa Serrano quer atenção para Plano Nacional de Educação



A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) pediu aos parlamentares que, na elaboração do novo Plano Nacional da Educação, prevista para o ano que vem, sejam eleitas, entre as milhares de propostas já apresentadas, as verdadeiras prioridades para o setor. Ela relatou que o primeiro plano, elaborado em 2001, atingiu até agora apenas 33% das metas previstas.

- É um índice muito baixo para quem sonhou com uma educação de maior qualidade, mais inclusiva, que desse ao povo brasileiro as condições de realmente ter as oportunidades que merece - afirmou a parlamentar, em pronunciamento nesta quarta-feira (10).

Entre as metas não cumpridas está a matrícula de crianças até 3 anos. A senadora informou que houve um aumento significativo, de 9% para 18%, mas ainda muito aquém do almejado, já que a Constituição prevê que o oferecimento de creche e pré-escola para a população é obrigação do estado.

O país também não conseguiu diminuir em 5% ao ano a evasão no ensino médio. Outra meta não atingida foi a erradicação do analfabetismo. Há no país 19 milhões de analfabetos e outros 21 milhões de analfabetos funcionais, que conseguem apenas escrever o nome ou um pequeno bilhete.

- São 40 milhões de brasileiros que não conseguem entender os requisitos do mundo moderno - afirmou.

A senadora disse ainda que o primeiro plano previa que 30% dos jovens brasileiros estivessem hoje no curso superior, mas este índice está em 14%, ou 26 milhões de pessoas. Para ela, o importante é colocar no próximo plano "propostas que consigamos alcançar", e aumentar o orçamento para a educação.

- Terminamos o governo Fernando Henrique Cardoso com 4,8% do orçamento para a educação e estamos hoje em 5%. Subimos muito pouco em dez anos - afirmou Marisa Serrano.

A senadora, que é professora, defendeu também melhor capacitação, formação e salários para a categoria.

- Hoje ninguém quer ser professor - lamentou.



10/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marisa Serrano pede atenção para a soberania nacional na análise da declaração da ONU sobre direitos indígenas

Marisa Serrano pede mobilização nacional pela educação

Marisa Serrano cobra mais atenção ao uso da água no Brasil

Marisa Serrano diz que educação é solução para violência no Brasil

Ana Amélia pede atenção especial ao Plano Nacional de Educação

Para Marisa Serrano, só educação, esporte e cultura podem diminuir a violência que atinge a juventude