Marisa Serrano quer criar comissão externa para fiscalizar programa habitacional



A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) apresentou requerimento (REQ 312/09) de criação de uma Comissão Temporária Externa para acompanhar a execução do programa habitacional lançado pelo governo federal na quarta-feira (25). A senadora argumenta ser imprescindível o exercício do papel fiscalizador do Senado, que deve ser feito em "tempo real", de modo a tornar possível a intervenção para sugerir correção de rumos e coibir quaisquer desvios contrários ao interesse público.

O Senado, diz Marisa Serrano, deve verificar se o Estado vai atuar com eficiência na aplicação dos R$ 34 bilhões anunciados e se entregará um milhão de moradias para a população de baixa renda conforme o prometido. O temor da senadora é que o programa se perca "na burocracia e em irregularidades".

A comissão seria formada por cinco senadores e igual número de suplentes, e poderia realizar audiências públicas, diligências externas e requerer informações ao longo de um ano, prazo previsto para seu funcionamento. O requerimento ainda precisa ser aprovado em Plenário.

O programa batizado de Minha Casa, Minha Vida vai usar recursos da União, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para beneficiar famílias com renda de até dez salários mínimos. O pacote depende da oferta de terrenos e da adesão dos estados, municípios e da iniciativa privada. Não há previsão para a conclusão da construção das moradias prometidas.



26/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marisa Serrano quer criar Fundo de Desenvolvimento dos Municípios de Fronteira

Marisa Serrano diz que não adianta criar leis se não houver modificações na estrutura carcerária

Marisa Serrano quer atenção para Plano Nacional de Educação

Marisa Serrano destaca parceria em Campo Grande para implantar programa Pegada Ecológica

Marisa Serrano propõe comissão temporária para reunir projetos de interesse das mulheres

Marisa Serrano abre reunião da Comissão de Educação