Marisa Serrano diz que não adianta criar leis se não houver modificações na estrutura carcerária



A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), em discurso no Plenário do Senado nesta segunda-feira (26), afirmou que não adianta modificar ou criar leis como a Maria da Penha - de proteção às mulheres vítimas de violência - se não houver modificações na estrutura penitenciária brasileira.

- O que adianta termos leis se não mudarmos a estrutura policial e a estrutura carcerária deste país? Podemos comemorar leis, mas, se elas não são aplicadas, de que adianta? - indagou.

A existência do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária foi lembrada pela parlamentar, que exigiu a realização de um estudo para que as prisões brasileiras sejam adequadas para "seres humanos, e não bestas-feras". Ela qualificou a política prisional do país de "instituto falido".

Marisa Serrano ressaltou a indignação de todo o Brasil no caso da adolescente encarcerada com vários homens no Pará, em desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Ela comparou a comoção nacional com a ocorrida quando o menino João Hélio foi arrastado e morto por ladrões durante o roubo do carro em que estava com sua família, no Rio de Janeiro, em 2007.

A parlamentar lamentou também que o fato tenha ocorrido em um estado comandado por uma mulher, a governadora Ana Júlia Carepa, e que todos os agentes policiais e judiciais envolvidos no episódio sejam mulheres: a secretária de Segurança Pública, a juíza e a delegada que manteve a jovem presa. E refutou a afirmação da governadora de que a prática de manter em uma mesma cela homens e mulheres "acontece há algum tempo", negando que aconteça no Mato Grosso do Sul.

Em aparte, o senador Expedito Junior (PR-AC) argumentou que não conhece, em seu estado, ocorrências de prisões de homens e mulheres em uma mesma cela e o senador Mão Santa (PMDB-PI) afirmou que "isso nunca existiu na história do mundo".



26/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marisa Serrano quer criar Fundo de Desenvolvimento dos Municípios de Fronteira

Marisa Serrano quer criar comissão externa para fiscalizar programa habitacional

Ideli registra aprovação pela Câmara de modificações em estrutura do Tribunal do Júri

Marisa Serrano chama PAC de 'engodo'

Marisa Serrano diz que não vê propostas estruturantes no PAC

Marisa Serrano diz que ministro falou "em tom de ameaça"