Marisa Serrano sonha com o dia em que todo município terá defensores públicos
Matéria retificada em 26/05/2010 às 10h01
Por considerar as defensorias públicas como fundamentais no regime democrático, "por oferecerem aos cidadãos o pleno exercício da cidadania", a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) disse sonhar com o dia em que todo município brasileiro terá defensores públicos - hoje, só 43% deles têm representantes de defensorias. Ela lamentou que três estados ainda não criaram suas defensorias e se disse orgulhosa porque o seu estado, Mato Grosso do Sul, já conta com defensores em todos os municípios - são 160 defensores para 78 municípios.
Marisa Serrano informou que seu estado criou a Defensoria Pública em 1982, seis anos antes da determinação constitucional para a implantação do serviço. Ela lamentou que a Defensoria Pública da União tenha apenas 360 defensores - pouco mais que o dobro de Mato Grosso do Sul. "A efetivação deste serviço deve prioridade da União e dos governos dos estados", recomendou, durante a homenagem dos senadores pela passagem do Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado em 19 de maio.
Conforme a senadora, 83% dos brasileiros vivem com até três salários mínimos, o que soma cerca de 130 milhões de pessoas. "É essa a clientela das defensorias. São esses milhões de pessoas que não têm dinheiro para pagar advogados e, portanto, dependem dos defensores públicos", disse.
- É através das defensorias públicas que poderemos garantir a democratização da justiça aos mais necessitados. Por isso, elas não podem ficar com o menor orçamento da Justiça. Vamos lutar pelo seu fortalecimento e por sua independência - afirmou Marisa Serrano.
Ela aplaudiu a iniciativa das defensorias de todo o país por terem decidido "ir para as praças" no último dia 19, Dia Nacional da Defensoria Pública, para atender a população pobre.
25/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marisa Serrano diz que recomendações do TCU têm melhorado desempenho de órgãos públicos
"Perdemos a chance de construir um marco no controle de gastos públicos", afirma Marisa Serrano
Marisa Serrano propõe construção de creches em conjuntos habitacionais financiados com recursos públicos
Marisa Serrano diz que Senado terá de analisar cada vírgula do Código Florestal
Marisa Serrano chama PAC de 'engodo'
Marisa Serrano diz que não vê propostas estruturantes no PAC