Marluce: domínio de Roraima sobre suas terras abre novo ciclo de desenvolvimento



A senadora Marluce Pinto (PMDB-RR) disse nesta quinta-feira (16) que a sanção da Lei nº 10.304 - pela qual as terras de Roraima passam do domínio da União ao domínio do estado - e a sua próxima regulamentação marcarão o início de um novo ciclo de desenvolvimento na região.

- Este projeto foi a solução para o estado de Roraima - afirmou Marluce, após relatar a história da tramitação do projeto de lei de sua autoria que resultou na nova lei, conhecida por seu nome.

De acordo com a senadora, no dia 5 venceu o prazo inicial de 120 dias, prorrogáveis por mais 45, para a regulamentação da lei pelo governo. Quando o texto for efetivamente regulamentado e colocado em prática, observou, Roraima passará a dispor de autonomia para projetar seu desenvolvimento.

- A mais de 2 mil quilômetros de distância, Brasília mandava e tinha a posse legal de nossas terras. Não tem mais. Não manda mais. A terra é nossa, e somente a nós, como em todos os demais estados da União, cabe dizer o que faremos e o que produziremos em nossa terra, em nosso chão - disse Marluce.

A senadora observou ainda que seu projeto está amparado na Constituição, segundo a qual a faixa de até 150 quilômetros de largura ao longo das fronteiras é considerada fundamental para a defesa nacional, cuja ocupação é regulada em lei. De acordo com Marluce, não há impedimento legal para que nessas terras de fronteira também haja produção.



16/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marluce protesta contra portaria da Funai que demarca terras em Roraima

Marluce comunica sanção de lei de sua autoria que transfere terras da União para Roraima

Aprovado projeto de Marluce Pinto que transfere terras da União para Roraima

Marluce diz que projeto aprovado permitirá desenvolvimento de Roraima

RORAIMA PODE GERAR RIQUEZAS E DESENVOLVIMENTO, DIZ MARLUCE PINTO

Colóquio sobre Novo Ciclo de Desenvolvimento terá como foco a sustentabilidade