MARLUCE PREGA FORTALECIMENTO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS



A autonomia das universidades públicas e a correção das diferenças regionais são fundamentais para a transformação das universidades públicas brasileiras, principalmente as da região Norte que, por suas características especiais, merecem planejamento e ações diferenciadas. A opinião é da senadora Marluce Pinto (PMDB-RR), que propôs nesta sexta-feira um novo modelo para o ensino superior, mais integrado às comunidades.
De acordo com Marluce Pinto, o conceito moderno de universidade tem por obrigação aproximar a instituição dos anseios e necessidades das comunidades, acumular competência para atender às demandas do desenvolvimento social e, em particular, do desenvolvimento industrial.
A senadora defende que a universidade tenha autonomia para gerar seus próprios recursos humanos, financeiros e materiais. Desta forma, teria condições para proporcionar a formação especializada requerida pela nova estrutura produtiva e passar a ter a responsabilidade de participar, junto com os poderes constituídos, de um projeto de desenvolvimento para o país.
-No novo desenho de sociedade, a universidade precisa envolver-se no crescimento econômico e se tornar agente do desenvolvimento, agregando valor tecnológico ao conhecimento - afirmou Marluce Pinto, que defendeu ainda a adoção, em todo o país, de um programa chamado Curso Pré-Vestibular pa Negros e Carentes - PVNC, implantado com sucesso no Rio de Janeiro.
A senadora informou que a experiência está trazendo "resultados notáveis", uma vez que estimula a interação social e cria igualdade de oportunidades para todos. "O PVNC é um passo gigantesco para a correção das distorções inaceitáveis que, a cada dia, alarga o fosso das desigualdades entre as classes sociais", disse.
Ela disse que o projeto, caso venha a ser abraçado pelo Ministro da Educação, Paulo Renato, poderá ser estendido até a prefeituras beneficiando milhões de brasileiros. O senador Mozarildo Cavalcante (PFL-RR) apoiou as colocações da senadora e pediu mais recursos para as universidades.

19/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Requião prega fortalecimento do Mercosul

NABOR PREGA FORTALECIMENTO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

ERNANDES AMORIM PREGA FORTALECIMENTO DA EXPORTAÇÃO

ODACIR PREGA FORTALECIMENTO DOS ÓRGÃOS DE PESQUISA AGRÍCOLA

MALDANER PREGA FORTALECIMENTO DO MERCOSUL PARA COMBATER CRISE

Marisa Serrano classifica prisões brasileiras como masmorras e prega reforma do sistema penitenciário