ODACIR PREGA FORTALECIMENTO DOS ÓRGÃOS DE PESQUISA AGRÍCOLA



A necessidade de fortalecimento das instituições de pesquisa e experimentação agrícola, de extensão rural e assistência técnica foi defendida pelo senador Odacir Soares (PTB-RO). A seu ver, o Banco do Brasil e o Banco da Amazônia deveriam incentivar órgãos como a Emprapa-RO, a Ceplac e a Emater, no sentido de apoiar programas voltados para o pequeno produtor e para a agricultura familiar.

- Existe um dualismo da chamada agricultura empresarial ou "agricultura de ponta" e da agricultura familiar. Para os pequenos agricultores, o custo de oportunidade da mão-de-obra é baixo, porque combina-se a força do trabalho da família com preços elevados da terra e do capital, enquanto os agricultores grandes enfrentam o problema de um maior preço da mão-de-obra contratada, somando a preços relativamente baixos da terra e do capital - disse.

Para Odacir Soares, uma estratégia de desenvolvimento agrário centrada na agricultura familiar, e não nos latifúndios, aumentatanto a eficiência social do uso dos recursos na agricultura como melhora a eqüidade social por meio da criação de empregos e da distribuição mais igualitária da renda gerada pelos pequenos produtores.

- Os países que conseguiram promover uma modernização baseada em unidades de promoção tocadas por famílias, com pesados investimentos em tecnologia para produtores de pequeno porte e uma tributação leve ou inexistente carga fiscal para a agropecuária, conseguiram se fortalecer, resultando numa drástica redução da pobreza - frisou.

09/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Requião prega fortalecimento do Mercosul

MARLUCE PREGA FORTALECIMENTO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS

NABOR PREGA FORTALECIMENTO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

ERNANDES AMORIM PREGA FORTALECIMENTO DA EXPORTAÇÃO

MALDANER PREGA FORTALECIMENTO DO MERCOSUL PARA COMBATER CRISE

SARNEY PREGA INTERCÂMBIO AGRÍCOLA COM A ÍNDIA