Marta Suplicy defende reflexão e mudança de atitude ao saudar nova Campanha da Fraternidade
Ao abrir a sessão destinada a celebrar o lançamento da Campanha da Fraternidade 2011 promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nesta terça-feira (15), a senadora Marta Suplicy (PT-SP) disse que, independente de credo religioso, o período da Quaresma é o momento oportuno para refletir e agir sobre questões relevantes para toda a sociedade brasileira.
- Neste ano de 2011, a campanha traz como tema central "Fraternidade e a Vida no Planeta". É oportunidade preciosa para que possamos pensar com mais calma e atenção a respeito do meio ambiente. Mas, não basta apenas a reflexão. Não basta que saibamos o que é certo ou errado. Não é suficiente que saibamos o que deve ser feito e como deve ser feito. Isso de nada serve se não for dado o passo de mudar atitudes, hábitos, comportamentos. Todo auto-exame necessita de uma segunda etapa, que é a ação - afirmou.
Marta observou que, no passado, a natureza foi tratada apenas como mais um recurso a ser consumido pelo homem. A senadora disse que não existiam florestas, animais, rios, mares, montanhas, mas tão-somente, madeira, água, areia, peles, ossos, carne que pudessem ser utilizados para satisfazer os interesses humanos.
Segundo a senadora, a natureza não é apenas matéria-prima para saciar os desejos da humanidade, e esta não se encontra acima do bem do mal, sem que haja cobrança futura. Ele disse que o grande desafio do século 21 é saber conciliar as necessidades do homem com as do planeta.
- Não é mais aceitável o tratamento que a natureza vem recebendo do homem. É hora de dizer chega. É hora de terminar com os abusos sofridos pelo meio ambiente. São incontestáveis as provas a respeito do aquecimento global. As terríveis tragédias que estamos presenciando mostram que são evidentes os sinais de que cruzamos determinadas linhas morais na maneira como tratamos o planeta. São corretas as afirmações de que devemos mudar nossas atitudes - afirmou.
15/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Rita elogia Campanha da Fraternidade por propor reflexão sobre a saúde pública
Marta Suplicy pede reflexão sobre a participação do Brasil no mundo da tecnologia
Discussão sobre o 'kit' anti-homofobia gera reflexão na sociedade, diz Marta Suplicy em nota
SUPLICY PEDE REFLEXÃO SOBRE MUDANÇA DE RECESSO
Maciel comenta nova Campanha da Fraternidade da CNBB
Suplicy cita instrumentos para alcançar o objetivo da Campanha da Fraternidade