Matéria sobre eleições foi a mais lida de 2010



A matéria mais acessada pelos leitores da Agência Senado entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2010 foi a que relacionava quais, dos 54 senadores em fim de mandato, buscariam a reeleição. Publicada em 19 de julho, a relação foi vista mais de 34 mil vezes, numa indicação de que os sites das próprias casas legislativas estão se firmando como fontes primárias de informação sobre os parlamentares e suas atividades.

VEJA MAIS

O grande número de acessos a essa e outras matérias também demonstra o interesse da mídia privada, que busca informações confiáveis diretamente no material produzido pelos veículos de comunicação do Senado Federal, e a citação por outros sites e blogs na internet, o que ajuda a alavancar a visitação.

Em segundo lugar no ranking, ficou matéria que informava sobre a possibilidade de o Dia da Consciência Negra se tornar feriado nacional, publicada em setembro e acessada por quase 18 mil internautas.

Segundo o diretor da Agência Senado, Mikhail Lopes, devido ao processo eleitoral, o ritmo da produção legislativa diminuiu no segundo semestre. Por isso, para ele, é natural que matérias sobre as eleições fiquem entre as mais lidas.

As demais matérias que lideram o ranking de acessos demonstram a popularidade de temas do interesse de grupos organizados, como categorias profissionais e aposentados.

A terceira matéria mais lida de 2010, com quase 16 mil acessos, foi a que informava sobre o início dos procedimentos para a organização do próximo concurso do Senado. A quinta e a sexta matérias mais lidas, ambas superando os 13 mil acessos, tratavam do exame para o ingresso na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Em sétimo lugar, ficou matéria sobre a votação, em maio, de aumento para os aposentados e o fim do fator previdenciário. Reportagem sobre a votação de medida provisória que reestruturava carreiras do serviço público federal foi a décima mais lida. 

Licença-maternidade 

A extensão da licença-maternidade por mais dois meses para as empregadas das empresas privadas foi o tema de duas matérias entre as dez mais acessadas em 2010. Ambas anunciavam a aprovação, em agosto, de projeto de lei garantindo o benefício.

Outro tema que figurou entre as dez reportagens mais acessadas - e que também marcou o primeiro turno da campanha eleitoral para a Presidência da República - foi o aborto de fetos anencéfalos. Matéria anunciando enquete sobre o assunto, em novembro, teve quase 10 mil acessos.

Entre os assuntos mais acessados em 2010, figuraram ainda a aprovação da "PEC do divórcio", emenda constitucional que permite a obtenção do divórcio sem a necessidade de separação judicial; a aprovação da reforma do Código de Processo Penal (CPP); a morte do senador Romeu Tuma (PTB-SP), em outubro; e a aprovação da Lei da Ficha Limpa, em maio.



07/01/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mais de 80% dos partidos não cumpriram lei de cotas nas eleições de 2010

Ana Rita abre debate sobre Mulheres nas Eleições de 2010

Projeto sobre porte de armas foi matéria mais polêmica da CRE

Matéria retificada: Dentre os senadores que estão no meio do mandato, veja quais disputarão as eleições

CDH debate participação feminina nas eleições de 2010

Respostas para as perguntas mais freqüentes sobre as eleições ao Senado