Mais de 80% dos partidos não cumpriram lei de cotas nas eleições de 2010



A Lei de Cotas não foi cumprida por 82,6% dos partidos e coligações em todo o País nas Eleições 2010. O levantamento foi feito pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (Sepm) e pelo site Mais Mulheres no Poder Brasil, com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apenas 17,3% dos partidos e coligações em todos os estados e no Distrito Federal alcançaram o percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas para a Câmara Federal, Assembleias Legislativas e Câmara Distrital, conforme exige a Lei Nº 9.504/1997, revisada em 2009.

Em quatro estados (Espírito Santo, Maranhão, Paraíba e Tocantins) nenhum partido/coligação alcançou 30%.

O estado com maior percentual de respeito às cotas foi o Mato Grosso do Sul, onde 54,54% dos partidos/coligações preencheram 30% ou mais de suas vagas com candidaturas femininas, enquanto Goiás registrou o menor percentual, com 5,26%.

Individualmente, o partido que mais atendeu à legislação foi o PSTU, que também mais optou por preencher 100% das vagas com nomes femininos: para deputada federal em Pernambuco e Paraná; e para deputada estadual no Amazonas, Amapá, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.  


Fonte:
Secretaria de Política para Mulheres



08/10/2010 19:41


Artigos Relacionados


Eleições 2010: TSE exige dos partidos número mínimo de candidatas

Matéria sobre eleições foi a mais lida de 2010

MUDANÇA NA LEI DOS PARTIDOS ATINGE COTAS DO FUNDO PARTIDÁRIO

Senado muda número de candidatos que partidos poderão apresentar em eleições

Partidos com baixo desempenho poderão ter acesso a 'sobras' de vagas em eleições

Álvaro Dias quer que partidos limpem as cidades após as eleições