MAURO APÓIA A CRIAÇÃO DO MERCOESTE



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) apoiou o surgimento do Mercoeste, iniciativa dos presidentes de federações de indústrias dos estados do Centro-Oeste e mais três unidades do Norte do país, com o objetivo de criar um "grande foro em prol do desenvolvimento da região". Empenhado em ser o "locus do encontro das lideranças da sociedade civil e da representação política dessas Unidades", acrescentou o parlamentar, o Mercoeste já está sendo estruturado pelo grupo fundador. Um grande seminário sobre o mercado do Centro-Oeste está programado para a segunda quinzena de outubro próximo, nas dependências do Senado Federal.

Formado pelo Distrito Federal e mais os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Acre e Rondônia, o Mercoeste pretende operar como fórum de debates e propostas para gerar um projeto de desenvolvimento integrado na região, que deverá ser viabilizado junto ao Congresso Nacional, ao governo federal e às instituições nacionais e internacionais de crédito, explica Mauro Miranda. Para tanto, o grupo fundador está riando um núcleo técnico encarregado de elaborar a proposta de desenvolvimento da região Centro-Oeste. Em articulação com a Secretaria de Políticas Regionais do governo federal, essas propostas seriam motivo de debate no seminário planejado para outubro.

Os fundadores do Mercoeste decidiram ainda trabalhar em outras três linhas de ação, acrescentou o senador. A articulação e mobilização das lideranças políticas das unidades que compõem o grupo, em favor da liberação dos recursos federais já destinados à região pelo Orçamento Geral da União e pelo Plano Plurianual, bem como por programas, projetos e atividades do governo federal, é uma delas. Articular os governos dessas unidades da Federação para garantir as contrapartidas estaduais é outra. A terceira é a organização de um Comitê Dirigente do Grupo dos Sete, que deverá ser o braço executivo do Mercoeste.

Mauro Miranda, ao se definir como "entusiasta de primeira hora dessa iniciativa", prometeu em seu pronunciamento que vai acompanhar de perto suas ações "e cobrar agilidade ao recém-instituído Mercoeste".



04/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


PAIVA APÓIA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO MERCOESTE

Delcidio propõe criação do Mercoeste

MAURO MIRANDA APÓIA REIVINDICAÇÕES DA CNA

MAURO APÓIA MEDIDA QUE COÍBE GUERRA FISCAL

MAURO MIRANDA APÓIA INCENTIVOS PARA INSTALAÇÃO DE MONTADORAS

Mauro Miranda manifesta apoio à criação do Ecomuseu do Cerrado