Delcidio propõe criação do Mercoeste



O senador Delcidio Amaral (PT-MS) defendeu nesta quinta-feira (15) a criação do Mercoeste, com o objetivo de viabilizar o desenvolvimento sustentável da região central do país. Com seu foco comercial orientado para o desenvolvimento das atividades exportadoras, o Mercoeste, disse o senador, será integrado pelos estados de Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Acre e Distrito Federal, podendo atingir um mercado consumidor de mais de 14 milhões de habitantes.

- Para que o Mercoeste não se transforme numa idéia meramente burocrática e, portanto, pouco dinâmica, exige-se a formação de uma agência de desenvolvimento, com o propósito de aglutinar as ações e de encaminhar proposições e decisões - afirmou Delcidio.

Ao destacar que o cacife político do futuro Mercoeste abarca sete governadores, 21 senadores, 65 deputados federais, quase 700 prefeitos, além de 35 federações de setores produtivos, Delcídio apontou que essa -expressiva estrutura representativa-, com organização e força de vontade, possui capacidade política e econômica para alavancar seu desenvolvimento.

Considerada a mais importante região produtora de grãos da América do Sul, responsável por mais de 30% da produção nacional de milho, soja, sorgo e algodão, o novo bloco econômico interno detém a mais extensa área agrícola cultivável em disponibilidade atualmente no mundo, conforme o senador.

Ao referir-se às potencialidades do Mercoeste, Delcidio Amaral também alinhou o desempenho da região sob o prisma da pecuária, ressaltando que, segundo o censo pecuário de 2001, o território do Mercoeste tinha 76 milhões de bovinos, o equivalente a 45% do rebanho nacional. Também a avicultura, a piscicultura, a mineração, a indústria e o turismo destacam-se como segmentos econômicos promissores, de acordo com o senador.

Em apartes, o senador Paulo Octávio (PFL-DF) sublinhou o potencial turístico do Mercoeste, especialmente de Brasília, que apesar de ser a capital do país é desconhecida por 90% dos brasileiros. O senador Eurípedes Camargo (PT-DF) reconheceu a importância do turismo para o novo bloco econômico, principalmente porque -seus custos financeiros são baixos, uma vez que os recursos naturais já estão aí-. Por sua vez, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) solidarizou-se com Delcidio e afirmou que o discurso do senador traçou o perfil da agência -tão sonhada por todos nós-.



15/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Delcídio Amaral propõe criação da Embrapa S/A

MAURO APÓIA A CRIAÇÃO DO MERCOESTE

PAIVA APÓIA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO MERCOESTE

Delcídio propõe a criação de títulos da dívida pública para indenizar colonos retirados de terra indígena

Delcídio propõe o afastamento do cargo de senadores que sofrerem representação

Delcídio lembra aniversário de criação do Mato Grosso do Sul