MAURO ELOGIA PROPOSTA SOBRE TRATAMENTO DO LIXO
O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) endossou proposta do jornalista Washington Novaes, ex-secretário do Meio Ambiente do DF, de que o problema do lixo urbano, especialmente os resíduos hospitalares,por sua gravidade, seja parte obrigatória do debate eleitoral deste ano. Referindo-se a artigo assinado por Novaes no jornal O Popular, o senador vê na produção de lixo das grandes cidade - que chega a 130 mil toneladas diárias - um drama, até agora, sem solução.
Pela importância do tema, Mauro Miranda solicitou a transcrição, nos Anais, do artigo, publicado sob o título "Os falsos caminhos do lixo", e elogiou a objetividade do autor, que considera o "Papa" do setor da imprensa preocupado com a ecologia. O senador enfatizou que Washington Novaes fala com a autoridade de quem, enquanto no governo do DF, encaminhou soluções para o aproveitamento adequado ou para a destruição de entulhos urbanos e do lixo hospitalar.
Mauro Miranda destacou que Novaes mostra, em seu artigo, os riscos dos processos atualmente utilizados nas grandes cidades, com ênfase para a alternativa da incineração indiscriminada, sem a separação do plástico e de outros materiais. Novaes informa em seu artigo que a reciclagem de materiais não chega a 1% dos detritos totais.
No artigo citado, Novaes enumera algumas das propostas que defendeu quando secretário, como a adoção da coleta seletiva do lixo hospitalar reciclavel: lixo administrativo (papel, papelão, filmes, plásticos) e lixo orgânico (de cozinha). Do restante, parte tem destinação obrigatória (Instituto Médico Legal); parte é formada de resíduos de salas de cirurgias e de curativos - na opinião do autor, pode ser adequadamente embalada e levada a áreas próprias de aterro sanitário. Defende Novaes que sejam incinerados apenas os chamados materiais pérfuro-cortantes (agulhas, seringas, etc), reduzindo a incineração que, além de dispendiosa, no caso dos plásticos e papéis liberam na atmosfera, entre outras coisas, a dioxina, "que é o pior dos venenos".
26/01/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lei do tratamento do lixo é regulamentada
Seminário discute reciclagem de lixo e tratamento de esgoto em portos brasileiros
JÚLIO CAMPOS SUGERE ALTERNATIVAS PARA TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE LIXO
Economia de recursos naturais e tratamento adequado de lixo devem ser prioridades em planos diretores
Jorge Yanai cobra regras para tratamento do lixo hospitalar e critica texto da Política Nacional de Resíduos Sólidos
Mauro Miranda defende tratamento tributário especial para cooperativas