Mauro Miranda comemora audiência sobre moradia



Autor da emenda que incluiu a moradia entre os direitos constitucionais, o senador Mauro Miranda (PMDB-GO) comemorou nesta terça-feira (7) a realização da primeira audiência com os pré-candidatos à Presidência da República para debater soluções para o problema do déficit habitacional brasileiro. O primeiro debatedor foi o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PSB). Também participaram do encontro o campeão mundial de boxe, Acelino Popó Freitas, a coordenadora do Fórum Nacional de Reforma Urbana, Grazia de Grazia, e o presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Wilson Lang.

Mauro Miranda observou que a idéia é aproveitar o ano eleitoral - "quando são definidas as prioridades para o país" -, para que os postulantes à Presidência apresentem suas propostas para o setor habitacional e para o desenvolvimento urbano.

- 81% da população vivem nas cidades e 47% moram em apenas 49 cidades. Estes números comprovam o caos do nosso meio urbano, com 6,6 milhões de famílias sem teto, totalizando cerca de 25 milhões de brasileiros sem casa para morar - afirmou o senador, chamando atenção para a gravidade do problema.

Mauro Miranda admitiu que o período de um mandato não é suficiente para a solução do problema, mas razoável para a definição de uma política habitacional. De acordo com o senador, Garotinho se comprometeu, caso seja eleito, a criar um ministério com este fim específico. Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defendeu a descentralização das ações no setor.

No próximo dia 21, a Subcomissão de Moradia ouve o pré-candidato do PPS, Ciro Gomes.



07/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


MAURO MIRANDA COMEMORA APROVAÇÃO DE EMENDA SOBRE MORADIA

Mauro Miranda diz que próximo presidente tem que investir em moradia

Mauro Miranda defende moradia para mulheres

MAURO MIRANDA DEFENDE PROPOSTA DE ANO NACIONAL DA MORADIA

Mauro Miranda defende prioridade para moradia

MAURO MIRANDA QUER URGÊNCIA NA APROVAÇÃO DA PEC DA MORADIA