Mauro Miranda defende prioridade para moradia



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) propôs que a segunda prioridade do novo governo, logo após o programa de combate à fome, seja a construção de moradias para a população. O déficit habitacional do país, observou, alcança atualmente a marca de 5,5 milhões de casas, às quais acrescentam-se 600 mil a cada ano.

Os números foram considerados pelo senador como -uma das marcas da iniqüidade- do Brasil. Ele lamentou que vivam em favelas 20% dos habitantes da região metropolitana de São Paulo e 28% da população do Grande Rio. Em Brasília, acrescentou, já se vêem famílias alojadas sob viadutos e pontes, e algumas das cidades próximas da capital federal têm índices de criminalidade e violência muito elevados.

- Vicejam ali as velhas políticas clientelistas dos tempos do coronelismo, como se, junto à capital do século XXI, os costumes políticos estivessem congelados no século XIX - afirmou Mauro Miranda.

O senador lembrou que foi de sua autoria a proposta de emenda que, aprovada, incluiu na Constituição a moradia entre os direitos sociais fundamentais. Ele disse sentir-se gratificado por haver contribuído para a afirmação desse direito, que -havia provavelmente escapado à lembrança do legislador constitucional originário-.

Entre os pontos do programa do governo do presidente eleito, Miranda elogiou a possibilidade de parceria entre o governo federal e as prefeituras, em planos integrados de moradia, e o estímulo à indústria de construção civil, inclusive por meio de políticas voltadas ao barateamento dos materiais de construção.

- O estímulo à construção civil, além de atender à necessidade de moradia do povo, atende também, e de maneira mais imediata, a outro objetivo social: o de geração de postos de trabalho, reduzindo os atuais índices de desemprego, que figuram entre os mais elevados entre os países ditos emergentes - afirmou.



08/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


MAURO MIRANDA PEDE PRIORIDADE PARA PROGRAMAS DE MORADIA

Mauro Miranda defende moradia para mulheres

MAURO MIRANDA DEFENDE PROPOSTA DE ANO NACIONAL DA MORADIA

Mauro Miranda defende projeto que dá prioridade a mulheres em programas habitacionais

Para Mauro Miranda, moradia é tese vitoriosa na campanha eleitoral

MAURO MIRANDA PEDE MAIS AÇÃO DO GOVERNO PARA RESOLVER CRISE DA MORADIA