Mauro Miranda destaca Festa do Divino em Goiás



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) convidou a todos que acompanharam seu pronunciamento nesta quinta-feira (dia 24) a participarem da Festa do Divino Espírito Santo, em Pirenópolis (GO), entre 25 de maio e 5 de junho. Segundo o senador, ao irem à festa, os visitantes conhecerão uma cidade que mantém e valoriza suas tradições.

- Ali, todos terão a oportunidade de ver uma cidade, muito próxima de Brasília, que não perdeu sua história, nem suas tradições, nem rejeitou os valores modernos que merecem ser cultivados - afirmou o senador, destacando que a cidade foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1988.

Mauro Miranda informou que a Festa do Divino, de origem religiosa, foi iniciada em 1819, ainda no Brasil Colônia, pelo coronel Joaquim da Costa Teixeira, que foi consagrado o Imperador do Divino. O propósito dos festejos, disse, é homenagear o Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

O senador comunicou ainda que, durante os doze dias de festa, Pirenópolis apresenta aos habitantes e turistas desfiles da Banda de Música Phoenix e da Banda de Couros, que tocam congadas, bailes e forrós em quermesses, com diversas brincadeiras. O ponto alto, continuou, são as Cavalhadas, representação da Batalha de Carlos Magno contra os exércitos islâmicos que culminou com a expulsão dos mouros da Península Ibérica, retomada pela fé cristã.

Na opinião do senador, uma visita a Pirenópolis é uma grande opção para quem deseja fugir "das imensas regiões metropolitanas em que o ser humano muitas vezes se torna mera peça insignificante de uma engrenagem cruel, em que as pessoas perdem suas tradições e raízes, passando a ser indivíduos infelizes e solitários".

24/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mauro Miranda destaca 57º Exposição Agropecuária de Goiás

MAURO MIRANDA APELA POR RODOVIAS DE GOIÁS

MAURO MIRANDA REGISTRA DESENVOLVIMENTO DE GOIÁS

Mauro Miranda pede gasoduto para DF e Goiás

Mauro Miranda comenta administração do PMDB em Goiás

Mauro Miranda alerta para erosões em Goiás