MAURO MIRANDA QUER DUPLICAR LIGAÇÃO GOIÁS-SÃO PAULO



MAURO MIRANDA QUER DUPLICAR LIGAÇÃO GOIÁS-SÃO PAULO

A duplicação do corredor rodoviário que liga Goiás a MinasGerais e São Paulo é o projeto de infra-estrutura que mais atende às necessidades dedesenvolvimento da região Centro-Oeste num futuro imediato. Essa foi a opinião expressapelo senador Mauro Miranda (PMDB-GO) em plenário, nesta quinta-feira (dia 30), aodefender investimentos federais para a duplicação das BRs-153 e 050.
O senador lembrou que, no Orçamento de 99, está prevista a duplicação de 51quilômetros da BR-153, entre Aparecida e Professor Jamil. Ele disse esperar que osrecursos para tal obra sejam liberados e registrou que o programa "AvançaBrasil" tem previsão de R$ 183 milhões para duplicar a estrada até Itumbiara.
Mauro Miranda fez um apelo ao líder do PMDB, senador Jader Barbalho (PA), para que ajudea "tornar possível o sonho da duplicação". O senador goiano informou tertransformado a luta pela duplicação dessas rodovias numa cruzada política e nocarro-chefe da atuação dele no Senado. E lembrou que a duplicação estava prevista nosplanos governamentais, "mas a crise do câmbio e os novos programas de investimentodo governo deram sinais claros de que o projeto de duplicação estava sendoabandonado".
O senador destacou que a ligação entre Goiânia e São Paulo, passando pelo TriânguloMineiro, suporta todo o fluxo que vem do Norte, do Maranhão, da Bahia e do Centro-Oeste.O projeto de duplicação dessa malha rodoviária, portanto, disse, é essencial para odesenvolvimento do Centro-Oeste e merece a atenção do Congresso Nacional, principalmenteno momento em que estão sendo definidos os investimentos do Plano Plurianual deInvestimentos (PPA).
Mauro Miranda defendeu a idéia de que desenvolver o Centro-Oeste é fortalecer a ponteque vai sustentar um grande projeto de integração nacional.
- Nossa região serve de elo para a ligação rodoviária entre Norte e Sul. As viasexistentes hoje estão congestionadas, sobrecarregadas, registrando índices crescentes deacidentes, gerando grandes prejuízos com a lentidão e a perda de cargas perecíveis -afirmou.



30/09/1999

Agência Senado


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