MAURO PEDE RAPIDEZ NA APROVAÇÃO DO TRANSPORTE MULTIMODAL
O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) pediu rapidez na aprovação do projeto de lei do Executivo que dispõe sobre o sistema multimodal de transporte de cargas, ressaltando que o texto da matéria encontra-se perfeitamente adequado às necessidades da vida econômica nacional, uma vez que já foi bem discutido, tendo sido fruto de exaustivas análises e submetido a inúmeras revisões.
Lembrando que a origem do projeto remonta a 1990, Mauro Miranda ressalta que o fenômeno da globalização da economia ampliou-se e intensificou-se nesse período, impondo novos padrões de competitividade aos produtos brasileiros. Aperfeiçoada nas duas Casas do Congresso, a proposta - que retornou à Câmara depois de aprovada pelo plenário do Senado - revela-se agora extremamente oportuna e relevante.
- As excessivas despesas com transporte estão entre aquelas que mais pesam no chamado "custo Brasil", onerando nossos produtos não só para os consumidores internos, mas sobretudo no mercado internacional. Por isso a aprovação urgente da matéria trará maior redução de tempo e de custos no transporte multimodal realizado no país, em uma economia globalizada onde é imperioso maximizar a competitividade - assinalou.
Ao definir o transporte de cargas multimodal como aquele que pode ser realizado por meio de um único contrato, independentemente de quantos sejam os transportadores envolvidos no percurso, o senador observou que "nada mais razoável que simplificar uma operação que demanda sucessivos contratos e contatos, acarretando atrasos quando do transbordo entre dois meios de transporte distintos. O tempo e o custo assim adicionados passam a se incorporar ao preço das mercadorias, tornando-as menos competitivas em seu destino final".04/02/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
JOEL DE HOLLANDA DEFENDE TRANSPORTE MULTIMODAL
TUMA DEFENDE SISTEMA MULTIMODAL DE TRANSPORTE
Valdir Raupp pede rapidez na aprovação do Estatuto da Juventude
APROVADO PROJETO QUE DISCIPLINA TRANSPORTE MULTIMODAL DE CARGAS
TRANSPORTE MULTIMODAL TEM PARECER DA COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA
INFRA-ESTRUTURA DEBATE TRANSPORTE MULTIMODAL DE CARGAS