INFRA-ESTRUTURA DEBATE TRANSPORTE MULTIMODAL DE CARGAS



A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura analisa nos próximos dias projeto de lei já votado na Câmara que regulamenta o transporte multimodal de cargas no país. De iniciativa do presidente da República, o projeto está sendo relatado pelo senador Gerson Camata (PMDB-ES) e seu objetivo é propiciar uma disciplina legal básica para o efetivo desenvolvimento desse transporte de baixo custo no país.

Transporte multimodal de cargas é aquele que, regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de locomoção, da origem até o destino, sendo executado sob a responsabilidade única de um operador. A iniciativa dispõe que o exercício da atividade de operador de transporte multimodal depende de prévia habilitação e registro no órgão federal.

Pelo projeto, o Operador de Transporte Multimodal pode ser uma empresa de transporte ou outra não especializada que contrate serviços de terceiros. O projeto prevê as responsabilidades e as penas para o descumprimento de dispositivos da lei, determinando que as ações judiciais nessa área deverão ser intentadas no prazo máximo de um ano.

A matéria já foi votada e aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos, onde foi relatada pelo senador Waldeck Ornelas (PFL-BA), o qual apresentou 15 emendas.



05/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


INFRA-ESTRUTURA DISCUTE REGULAMENTAÇÃO DE TRANSPORTE MULTIMODAL DE CARGAS

TRANSPORTE MULTIMODAL TEM PARECER DA COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA

APROVADO PROJETO QUE DISCIPLINA TRANSPORTE MULTIMODAL DE CARGAS

Infra-Estrutura debate gás natural e geração termelétrica

Comissão de Infra-Estrutura debate crise financeira dos metrôs

Energia é tema de debate no simpósio da Comissão de Infra-Estrutura