MAURO: PESQUISA APONTA CONFIANÇA DE EMPRESÁRIOS ARGENTINOS NO BRASIL



Pesquisa realizada pelo Itamaraty concluiu que os empresários argentinos estão mais confiantes no Brasil, afirmou o senador Mauro Miranda (PMDB-GO), citando os resultados da consulta publicados no jornal Gazeta Mercantil. "Eles (os resultados) reforçam a convicção de que os preconceitos estão sendo rapidamente superados, em nome de uma parceria solidária cada vez mais sólida e mais realista na direção dos interesses comuns", comentou o senador.

Conforme a Gazeta Mercantil, o objetivo da pesquisa foi o de recolher subsídios para construir "a estratégia mais conveniente visando atingir, de forma eficiente, a sociedade argentina como um todo e mostrar uma imagem do Brasil como vizinho no qual se pode confiar".

Uma das conclusões do relatório final da pesquisa citada por Mauro Mirandaé que 69% dos entrevistados estão seguros de que a economia brasileira estará "melhor", ou "muito melhor", nos próximos anos, e que o Brasil é - entre todos os países americanos - o "mais importante" para o desenvolvimento de atividades comerciais. Apenas 2% dos empresários consultados pela pesquisa ainda mantêm preocupações com sentimentos hegemônicos do Brasil, nas relações com os vizinhos.

A pobreza e as desigualdades sociais no Brasil foram apontadas pelos empresários pesquisados como os problemas negativos que ainda preocupam no fortalecimento das relações bilaterais. "O que eu diria é que essas preocupações não são novas e refletem as nossas próprias perplexidades, mas o governo não está parado, como demonstrou com o conjunto de medidas que foram anunciadas pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, na reunião ministerial da última sexta-feira (dia 13)", ressaltou Mauro Miranda.



19/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pesquisa da CNI aponta aumento da confiança do consumidor brasileiro em maio

Serys Slhessarenko festeja pesquisa que aponta confiança dos brasileiros em mulheres na política

Empresários argentinos visitam Lajeado

Financiamento do BNDES a empresários argentinos é "aberração e megalomania", diz Efraim

Empresários argentinos e brasileiros terão apoio mútuo em missões diplomáticas dos dois países

Empresários recuperam confiança na economia, afirma CNI