MAURO QUER MAIS VERBAS PARA GOIÁS NO PRODECER



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) registrou a chegada de uma missão empresarial japonesa ao país, com o objetivo de avaliar as possibilidades de realizar novos investimentos para o desenvolvimento agrícola do Centro-Oeste.

Ele aproveitou a oportunidade para pedir maior alocação de recursos do Programa de Desenvolvimento dos Cerrados (Prodecer) no estado de Goiás, em particular dentro das negociações que o ministro da Agricultura, Arlindo Porto, deverá concluir no final deste mês em Tóquio, quando a terceira etapa desse projeto de cooperação internacional deverá ser formalizada com dotação de 850 milhões de dólares.

De acordo com Mauro Miranda, Goiás atualmente tem apenas três projetos de colonização apoiados pelo Prodecer, situados nos municípios de Formosa e Cristalina, apesar dos grandes avanços registrados pelo estado na área de irrigação.

- Somos hoje um dos estados mais avançados na implantação da moderna tecnologia dos pivôs centrais e, com essa experiência somada a novos investimentos externos, nossas chances de desenvolvimento agrícola serão ainda maiores - destacou. Os novos recursos do Prodecer, como informou, deverão apoiar projetos-pilotos no Piauí, Pará e Rondônia, ampliando um raio de ação que já inclui Minas Gerais, Maranhão e Tocantins.

Mauro lamentou o encarecimento do crédito do programa em função de "um sobrelucro dos agentes financeiros nacionais" e pediu a revisão dessa política de crédito, "que tem funcionado com o sinal negativo da descapitalização".

O senador registrou com satisfação declarações do presidente da Companhia de Promoção Agrícola (Campo), empresa responsável pelo desenvolvimento do Prodecer, em sistema de cooperação Brasil-Japão, dando conta de que além dos projetos programados para o Piauí, Pará e Rondônia, a terceira etapa do programa poderá estimular e apoiar projetos nas áreas de agroindústria, comércio e turismo.

Essa possibilidade, destacou Mauro Miranda, representa "uma oportunidade concreta para iniciarmos a decolagem do Programa de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Brasília e Entorno, aproveitando os imensos potenciais das 20 cidades goianas que integram essa região". O senador pediu ao ministro da Agricultura "reflexão e decisões conseqüentes e imediatas", argumentando que "um fato que ninguém poderá contestar é que as prioridades sociais, sobretudo na questão do desemprego, estão concentradas nas 20 cidades goianas que compõem o cinturão geográfico do Distrito Federal".



09/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


MAURO MIRANDA QUER MAIS RECURSOS PARA GOIÁS

Mauro Miranda pede verbas para estradas de Goiás

MAURO MIRANDA QUER DUPLICAR LIGAÇÃO GOIÁS-SÃO PAULO

Arlindo Porto quer benefícios também para o Prodecer

CONGRESSO QUER MAIS VERBAS PARA A ÁREA SOCIAL, DIZ ACM

JUVÊNCIO QUER MAIS VERBAS PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA