Mauro Miranda pede verbas para estradas de Goiás



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) fez um apelo ao Poder Executivo pela imediata liberação de verbas para a manutenção e recuperação das estradas federais no estado de Goiás. O parlamentar chamou a atenção do Senado para que, nas discussões relativas ao Orçamento de 2003, sejam assegurados recursos compatíveis com as necessidades de conservação da malha rodoviária federal.

- Nossas estradas constituem um patrimônio do povo brasileiro cujo valor é calculado em cifras astronômicas. Permitir sua deterioração representa um verdadeiro crime contra os interesses nacionais - disse.

Segundo o senador, a situação é, de fato, catastrófica, pois mais da metade dos 4,2 mil quilômetros das BRs que cortam o estado apresenta condições avaliadas entre regular a ruim. "E como não há perspectiva de reparos, os problemas ficarão ainda mais graves com o início das chuvas", frisou.

Mauro Miranda citou dados do Guia 4 Rodas segundo os quais Goiás tem a segunda pior malha rodoviária do país, com 755 quilômetros em situação precária. Como o período de estiagem já está chegando ao fim sem que as obras mínimas necessárias tenham sido feitas, alguns municípios ficarão, com o início das chuvas, praticamente isolados -advertiu.

- Algo precisa ser feito com urgência. Por isso, tenho conclamado toda a bancada goiana no Congresso Nacional, independentemente da sigla partidária de cada parlamentar, para exercermos uma ação conjunta junto ao governo federal de modo a reverter esse quadro e garantir mais recursos para recuperar as estradas do nosso estado - afirmou.

Na opinião de Mauro Miranda, a campanha eleitoral em curso e o momento final de governo não podem ser motivos para a paralisia da manutenção, da recuperação e da construção de estradas. Segundo o senador, os setores produtivos e a própria população goiana não podem esperar até a posse do próximo presidente da República para que esse problema seja resolvido.

- Goiás depende enormemente do transporte rodoviário e estradas como a BR 364 e a BR 452 precisam de recuperação urgente - concluiu.



04/09/2002

Agência Senado


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