MDA fortalece cooperação com El Salvador para o programa "Territorios de Progreso"
Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) estão, desde segunda-feira (19), em missão em El Salvador, para apoiar a ampliação e o fortalecimento do programa de desenvolvimento territorial chamado “Programa Presidencial Territorios de Progreso”, criado a partir da metodologia do Programa Territórios da Cidadania adequada à realidade salvadorenha.
Para o secretário de desenvolvimento territorial do MDA, Jerônimo Rodrigues, a iniciativa de El Salvador é um reconhecimento para o Territórios da Cidadania e comprova que o esforço do governo brasileiro e dos movimentos que constroem a estratégia de desenvolvimento territorial passou a ser uma referência.
Durante o encontro, que será realizado até esta quarta-feira (21), os técnicos executarão ações de conferências e capacitações com representantes de diversos ministérios do governo nos seguintes temas: reflexões conceituais de desenvolvimento e planejamento com enfoque territorial, articulação de ações governamentais, e elaboração de Planos de Desenvolvimento Territorial.
Os técnicos vão apoiar a implantação do segundo “Territorio de Progresso”, denominado Nor Oriente, que abrangerá municípios de três estados (lá chamados de departamentos): Morazan, San Miguel e La Union.
Para Maurício Albuquerque, técnico da SDT presente ao encontro, essa é mais uma oportunidade de transferência de tecnologia e de intercâmbio das experiências em desenvolvimento territorial dos dois países. “Vamos falar sobre a abordagem territorial numa visão de multiescalas, o que permitirá os devidos ajustes, uma melhor avaliação do programa até o presente momento e uma busca por soluções alternativas adaptadas à realidade e ao planejamento de El Salvador”, explicou.
O projeto de cooperação técnica em desenvolvimento territorial foi considerado pelo governo salvadorenho como uma das experiências mais exitosas de cooperação internacional. Ao final da missão será elaborado o segundo projeto de cooperação técnica, já aprovado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), para continuidade e consolidação do apoio do MDA ao País.
O “Territórios de Progresso” integra o Projeto de Cooperação Internacional firmado em dezembro de 2010 entre Brasil e El Salvador, com apoio da ABC. Criado em 2008, o Território da Cidadania serviu de referência para os salvadorenhos, que utilizam a experiência brasileira como ferramenta para a ampliação e o fortalecimento econômico e social do meio rural, com ênfase na modernização do campo e na luta contra a pobreza. A parceria entre os dois países permitiu a implementação do projeto e a transferência de toda a tecnologia brasileira.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
21/03/2012 16:37
Artigos Relacionados
Seminário em Salvador fortalece combate à lavagem de dinheiro
El Salvador implanta medotologia do Territórios da Cidadania
Brasil compartilha gestão e tecnologia dos Territórios da Cidadania com El Salvador
Missão de El Salvador vem ao Brasil conhecer gestão dos Territórios de Cidadania
Brasil e El Salvador discutem cooperação na área dos direitos humanos
Governo define ações para Programa 'Territórios da Cidadania'