MEC discute oferta de vagas do Pronatec em encontro nacional



A formatação do cenário de oferta de vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi discutida nesta segunda-feira (12) em encontro nacional promovido pelo Ministério da Educação com secretários estaduais e dirigentes nacionais e regionais do sistema S.

De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, novas oportunidades do Pronatec poderão ser oferecidas com a utilização da capacidade instalada e novos recursos. Segundo ele, há muita experiência acumulada que deve ser considerada no momento em que os parceiros debaterem a oferta de vagas. Para Haddad, o Pronatec organiza várias ações de oferta de educação profissional e as secretarias estaduais e dirigentes do sistema S poderão articular as ações, considerando o programa como “guarda-chuva”.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, destacou que o foco das unidades do Senai está voltado para a educação. “Assumimos dobrar o número de pessoas formadas pelo Senai”, afirmou. Andrade disse ainda que a mão de obra qualificada não deve ser mais um gargalo para a indústria brasileira, e que os sistemas irão colaborar para colocar o País em uma situação de competitividade internacional. 

Os estados manifestaram desejo de colaborar na coordenação da implementação local do Pronatec. Em carta entregue ao ministro Fernando Haddad, a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, secretária de educação do Mato Grosso do Sul, destacou que os estados estão dispostos a complementar as ações do programa, estabelecer meios de controle de seleção dos beneficiários e se comprometem a estabelecer planos de metas para o programa.

O substitutivo ao projeto de lei que cria o Pronatec, foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 31 de agosto e encaminhado ao Senado Federal. O programa oferecerá um conjunto de ações que ampliará a oferta de vagas na educação profissional brasileira. A meta é beneficiar 3 milhões de estudantes do ensino médio da rede pública e trabalhadores com a oferta de cursos técnicos e profissionais.

As capacitações serão ofertadas pela rede federal de educação profissional e tecnológica, pelas redes estaduais de educação, pelo Sistema S, redes privadas de educação e entidades privadas sem fins lucrativos.


Fonte:
Ministério da Educação



12/09/2011 19:48


Artigos Relacionados


Encontro do Pronatec definirá número de vagas para 2014

Comissão Mista aprova MP que amplia oferta de bolsas do Pronatec

Encontro nacional discute defesa sanitária no Paraná

Paulo Bauer defende sanção integral do projeto que amplia oferta de bolsas do Pronatec

Pronatec oferece 61,4 mil vagas até o final do ano

Pronatec Copa oferece 1.140 vagas em Sergipe