MEC divulga lista de aprovados no ensino e tradução da Língua Brasileira de Sinais
Já está disponível a lista dos aprovados nos exames de proficiência no uso e no ensino da língua brasileira de sinais (Libras) e de proficiência na tradução e interpretação da libras-português-libras (Prolibras). Foram habilitados 964 profissionais, sendo 543 no uso e ensino de libras (270 de nível superior, 273 de nível médio) e 421 em tradução e interpretação (155 de nível superior, 266 de nível médio).
Participaram das provas cerca de 2 mil candidatos, distribuídos em 32 cidades. Entre os estados com maior número de pessoas habilitadas para trabalhar com Libras nesta edição, destacam-se São Paulo, com 141, e Rio de Janeiro, com 111.
A certificação será feita pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), parceira do Ministério da Educação (MEC) na execução do exame nacional de certificação na língua brasileira de sinais.
De 2006, quando o exame foi criado, a 2009, receberam certificados 5.089 cidadãos. Em 2010, os exames não foram oferecidos. A certificação integra a política de inclusão do ministério. Os profissionais podem trabalhar no ensino da língua brasileira de sinais e como intérpretes da libras para o português e vice-versa. Os que receberem certificado de nível médio estão aptos para lecionar na educação básica e os instrutores e intérpretes de nível superior, em todos os níveis.
Fonte:
Ministério da Educação
24/06/2011 19:13
Artigos Relacionados
CE vai analisar projeto que torna obrigatório o ensino da Língua Brasileira de Sinais
CE pode votar obrigatoriedade do ensino da Língua Brasileira de Sinais nas escolas
Proposta sobre ensino da Língua Brasileira de Sinais pode ser votada em fevereiro
Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto abre inscrições para interlocutor da Língua Brasileira de Sinais
Aprovada a Língua Brasileira de Sinais
CAS APROVA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS