MEC vai custer novas creches que Fundeb ainda não atende



Novas creches e pré-escolas receberão recursos do Ministério da Educação até que passem a ser atendidas pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o que só acontece depois de incluídas no Censo Escolar, ou seja, no ano seguinte à sua criação. 

A medida faz parte da lei 12.499, publicada na última sexta-feira (30), no Diário Oficial da União, que autoriza a União a transferir recursos aos municípios e ao Distrito Federal para prestar apoio financeiro à manutenção de novos estabelecimentos públicos de educação infantil.

Podem receber os recursos creches e pré-escolas construídas com recursos de programas federais, que estejam em funcionamento. O MEC dispõe de R$ 88 milhões para as ações de custeio.

Segundo o diretor de apoio aos sistemas públicos de ensino e promoção da infraestrutura física e tecnológica do MEC, Romeu Caputo, a transferência será feita rapidamente e a lei determina a cobertura do lapso de tempo entre a inauguração da escola e o repasse de recursos federais. “A prefeitura construía a creche e a pré-escola e passava a atender essas crianças, mas não tinha como declará-las no Censo Escolar e só vinha a receber os recursos no ano seguinte”, explica.

Segundo o MEC, o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) deve publicar em breve resolução que informará o procedimento necessário para o cadastramento das novas creches e pré-escolas no sistema do Ministério da Educação.


Fonte:
Ministério da Educação



03/10/2011 12:06


Artigos Relacionados


Creches e pré-escolas poderão ter verbas do FGTS e Fundeb

Senado aprova Fundeb, mas proposta ainda volta à Câmara

CMO aprova crédito para construção de novas creches

Seis mil novas creches de educação infantil serão construídas até 2014

Aprovado crédito especial de R$ 88 milhões para novas creches e pré-escolas

Governo não poupará recursos para construir novas creches, afirma presidenta