Mecanismos de controle da inflação devem ser dosados, diz Valdir Raupp
Em pronunciamento nesta segunda-feira (5), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que é preciso saber dosar o uso dos mecanismos geralmente empregados no controle da inflação, como o depósito compulsório dos bancos e o controle da taxa de juros, como forma de assegurar ao mesmo tempo o crescimento do país e a neutralização de seus possíveis traumas, como o aumento de preços.
Valdir Raupp disse confiar na tendência de queda de juros, mas observou que a taxa Selic em 12% ao ano - mesmo após a sua redução em 0,5 ponto percentual pelo Banco Central - ainda é muito alta, o que prejudica a economia de um país que espera ter crescimento forte.
O senador também afirmou que o Brasil corre risco de desindustrialização. Segundo ele, o país precisa de uma indústria forte para competir com as mercadorias da China, "que inunda o mercado brasileiro com produtos baratos e a nossa indústria sem competitividade".
O Brasil também precisa investir pesado no setor de infraestrutura, afirmou Valdir Raupp, ao defender a construção de portos e a duplicação da malha rodoviária do Brasil. O senador salientou que o país é a sétima economia do mundo, mas dispõe apenas de cinco mil quilômetros de rodovias federais duplicadas.
05/09/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valdir Raupp diz que obras de Jirau devem ser retomadas ainda nesta terça-feira
Proposta aprimora mecanismos de controle dos pregões
Demóstenes cobra de Jucá mecanismos de controle em matérias tributárias
Projeto apresenta mecanismos para controle da poluição atmosférica
Projeto apresenta mecanismos para controle da poluição atmosférica
Grupo de trabalho defende ampliação dos mecanismos de controle do uso de dinheiro público