Medicamentos de uso veterinário e humano já podem ser fabricados nas mesmas instalações



Entendimento entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai permitir que a produção de medicamentos de uso veterinário seja realizada nas mesmas instalações licenciadas para a fabricação de medicamentos de uso humano. O posicionamento, que já pode ser adotado pelas empresas, consta de nota técnica divulgada na segunda-feira (7).

A nova orientação vale apenas para os casos em que os produtos veterinários contenham insumos aprovados para uso humano. Já a produção de medicamentos com princípios ativos ou excipientes de uso exclusivo (veterinário ou humano) deve ocorrer em instalações segregadas.

“Este assunto já vinha sendo discutido há bastante tempo e representa uma mudança de entendimento técnico importante para o setor produtivo, sem prejuízo ao necessário controle sanitário”, afirma o diretor da Anvisa, Jaime Oliveira.

As empresas que optarem por compartilhar suas linhas produtivas ficarão sujeitas a inspeções regulares, realizadas pelo Ministério da Agricultura e pelos entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, e deverão cumprir integralmente os requisitos de Boas Práticas de Fabricação.

 

Certificação

A emissão de Certificados de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) já será feita com base no novo entendimento. As empresas que tiveram seus processos indeferidos devem solicitar novo certificado e comprovar que cumprem com os novos requisitos estabelecidos.

A Anvisa incorporará o novo entendimento ao texto da Resolução RDC no 17/2010, que trata dos requisitos mínimos a serem seguidos para cumprimento das Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos de uso humano.  A proposta ainda será submetida à Diretoria Colegiada da Anvisa.

 

Fonte:
Anvisa

 

08/05/2012 12:15


Artigos Relacionados


Saúde: Novas instalações do Banco Leite Humano do HC de Ribeirão Preto

Medicamentos genéricos também poderão ter uso veterinário

Dois medicamentos contra rejeição aos transplantes serão fabricados no Brasil

Maldaner defende autorização para medicamentos genéricos de uso veterinário

CRA analisa normas para registro de medicamentos genéricos de uso veterinário

Maldaner quer estender medicamentos genéricos para o setor veterinário