Maldaner defende autorização para medicamentos genéricos de uso veterinário



Em discurso nesta quarta-feira (14), o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) pediu aos senadores que aprovem o projeto de sua autoria que autoriza a comercialização de medicamentos genéricos de uso veterinário (PLS 209/02). O senador explicou que o projeto se inspira na lei que autorizou a comercialização dos remédios genéricos de uso humano (Lei 9.787/99) e tem como objetivo baratear os produtos usados para o tratamento de animais.

- O que se busca com a iniciativa que tive há seis anos é a redução de custos das atividades agropecuárias, sem absolutamente descurar da qualidade dos produtos veterinários ofertados. A introdução dos genéricos veterinários no país, além de baixar custos no setor agropecuário, vai beneficiar igualmente a florescente tendência de criação de animais domésticos - explicou o senador.

Medicamento genérico é aquele que tem, comprovadamente, a mesma fórmula química e os mesmos efeitos de um produto com marca registrada. Geralmente, esse tipo de medicamente só pode ser produzido depois que o laboratório dono da patente perder os direitos de exclusividade pela fórmula, o que ocorre por renúncia ou por expiração do prazo. Como não tem marca, o remédio genérico costuma ser mais barato.

O projeto de Maldaner estabelece que o governo federal regulamentará os critérios para a concessão do registro e para o controle de qualidade de medicamentos genéricos de uso veterinário.

O projeto atualmente aguarda inclusão na ordem do dia e dois outros projetos similares poderão ser apensados a ele: os Projetos de Lei da Câmara (PLCs) 3/05 e 39/06.



13/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maldaner quer estender medicamentos genéricos para o setor veterinário

Maldaner quer genéricos também para uso veterinário

CRA analisa normas para registro de medicamentos genéricos de uso veterinário

Medicamentos genéricos também poderão ter uso veterinário

Casildo Maldaner quer lei para obrigar a venda de remédios veterinários genéricos

Medicamentos de uso veterinário e humano já podem ser fabricados nas mesmas instalações