Meirelles: Inflação tem subido, mesmo sem considerar alimentos



O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou, nesta terça-feira (13), que os índices de preços do país tem apontado para a alta da inflação mesmo quando se excluem dos cálculos os alimentos - item avaliado como o principal fator das atuais pressões inflacionárias. Ele fez essa declaração durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Na ocasião, Meirelles comentou que o Banco Central calculou a inflação dos últimos meses sem incluir os alimentos e, mesmo assim, constatou que os preços em geral estariam em alta. Ele também observou que os índices de preços relativos ao atacado revelariam pressões sobre os custos da indústria, com o risco de que haja repasses de aumentos para o varejo e, conseqüentemente, a "contaminação" do resto da economia.

Tais indicadores justificam, segundo Meirelles, a recente decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa básica de juros de 11,25% para 11,75% ao ano. Foi o primeiro aumento dessa taxa - também conhecida como taxa Selic - desde maio de 2005. O Copom é um colegiado formado pelo presidente e pelos diretores do Banco Central.

- O Banco Central agiu a tempo. A mensagem à Nação é de que a inflação está sob controle - disse.

Questionado sobre os motivos que levam a instituição a tentar cumprir de forma rígida as metas inflacionárias - ou seja, a buscar o centro da meta, em vez de aproveitar as margens de variação permitidas -, Meirelles respondeu que, "idealmente, a decisão deve ser atingir o centro, na medida em que, a priori, não podemos prever que choques externos poderão ocorrer".

- Não é possível prever, por exemplo, um choque externo em 2009, então é aconselhável mirar no centro da meta - avaliou ele, observando que a inflação já está no intervalo superior dessa meta.

O comparecimento do presidente do Banco Central à CAE, para discutir periodicamente a política monetária, está prevista na Resolução nº 32/07 do Senado.

Ricardo Koiti Koshimizu e Gorette Brandão/ Repórteres da Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



13/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Meirelles: Brasil evoluiu no combate à inflação

Meirelles declara compromisso com metas de inflação

Meirelles diz que BC vai manter metas e evitar aumento da inflação

Meirelles reforça compromisso do BC de combater inflação, ao fim de audiência na CAE

Inflação e retomada do crescimento na pauta com Malan e Meirelles

Meirelles diz ao Congresso que BC "não correrá atrás dos prejuízos" e vai combater a inflação