Mercadante anuncia apresentação de voto de aplauso à OEA
O senador Aloizio Mercadante (PT-SP), em pronunciamento nesta quarta-feira (5), parabenizou a agilidade e a serenidade da Organização dos Estados Americanos (OEA), que em uma reunião extraordinária emergencial conseguiu resolver diplomaticamente a crise entre a Colômbia e o Equador. Ele informou que apresentará voto de aplauso para a entidade, na pessoa de seu secretário-geral, José Miguel Insulza.
Mercadante leu a resolução da OEA, aprovada pela unanimidade de seus 34 países-membros, na qual a entidade reafirma o princípio da inviolabilidade do território de um Estado; cria uma comissão chefiada por Insulza que, acompanhado de outros quatro embaixadores, irá visitar as áreas indicadas pelos governos da Colômbia e do Equador na região onde houve o conflito, que resultou na morte do porta-voz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia ( Farc ), Raúl Reyes; e marca nova reunião com os ministros das Relações Exteriores dos países-membros para 17 de março.
- Devemos formular mais um voto de aplauso à decisão da OEA, que encontrou uma forma diplomática de solucionar o conflito - afirmou Mercadante, que qualificou como madura a decisão da entidade.
Em aparte, o senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) afirmou que as Farc são "uma organização criminosa que não deve ter nenhuma complacência do governo brasileiro".
05/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mercadante pede voto de aplauso à OEA pela postura diante do conflito na América do Sul
Marta diz que contratos do Reluz são legais e Mercadante anuncia voto em separado sobre a matéria
Aprovado voto de aplauso a McCain
CCJ aprova voto de aplauso a Maurício Corrêa
CCJ aprova voto de aplauso para o presidente do STJ
Alvaro propõe voto de aplauso a Diane