Mercadante anuncia medidas para acelerar reformas



O senador Aloizio Mercadante (PT-SP), líder do governo no Senado, disse, nesta terça-feira (11), estar adotando uma série de medidas que poderão acelerar o ritmo de apreciação das reformas estruturais desejadas pelo governo, destacando-se, entre elas, a do Judiciário, do sistema político-eleitoral, da Previdência e do sistema tributário.

Segundo o senador, o presidente José Sarney (PMDB-AP), do Senado, já concordou em devolver para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ) a proposta de reforma do Judiciário, que atualmente aguarda votação no Plenário.

Naquela comissão, segundo explicou Mercadante, os novos senadores eleitos no último pleito, vão poder discutir e apresentar suas emendas à proposta, que teve como relator, na legislatura passada, o então senador Bernardo Cabral (PFL-AM).

Ao ressaltar a importância da reforma do Judiciário, Mercadante disse que o governo já pediu um parecer sobre a proposta em tramitação no Senado ao ministro da Justiça, Thomaz Bastos, que no próximo dia 18 reúne-se no Senado com a bancada governista para discutir o assunto.

Após essa reunião, o senador quer propor, por meio de requerimento, a vinda do ministro da Justiça ao Plenário do Senado, para uma discussão mais ampla do tema.

Mercadante destacou, ainda, que o presidente Sarney já determinou a realização de um levantamento sobre todas as propostas que existem na Casa referentes à reforma político-partidária, a fim de que, com esse material reunido, a discussão sobre o tema possa fluir de forma mais rápida.

O mesmo procedimento, explicou Mercadante, será adotado com relação à reforma da Previdência, com o comparecimento ao Senado, no próximo dia 18, do ministro Ricardo Berzoini, da Previdência e Assistência Social, para uma reunião com a bancada governista. Em seguida, o ministro poderá ir ao Plenário.

Mercadante disse que também deverá propor o comparecimento ao Plenário do Senado, provavelmente, no próximo dia 19, do ministro Celso Amorim, das Relações Exteriores. O ministro faria uma exposição e debateria com os senadores os principais problemas do cenário internacional que afligem o Brasil, destacando-se aí a iminência de uma nova guerra no Golfo, as questões comerciais relativas ao Mercosul e a Aliança de Livre Comércio das Américas (Alca) e outros temas relevantes.



11/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante anuncia calendário de votações das reformas

Regimento não será mudado para acelerar votação de reformas, diz Sarney

Senado aumenta sessões deliberativas para acelerar votação das reformas

Mercadante: reformas são necessárias para consolidar mudanças

Mercadante afirma ser necessário acelerar inclusão digital

Mercadante diz que economia brasileira vive 'momento excepcional' e pede coragem para as reformas