Mercadante defende maior industrialização do Paraguai



A expansão das linhas de distribuição de energia e a industrialização do Paraguai foram indicadas pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP) neste sábado (29), em Montevidéu, como o melhor caminho para que a economia do país vizinho obtenha maiores benefícios com a usina hidrelétrica de Itaipu. Durante audiência pública promovida pelo Parlamento do Mercosul, ele ressaltou os efeitos positivos da construção da hidrelétrica sobre as economias dos dois países.

Segundo recordou o senador, o consumo de energia no Brasil cresceu aproximadamente sete vezes entre 1973 e 2007, a partir da construção de Itaipu. No Paraguai, comparou, o crescimento do consumo de energia no mesmo período foi de 30 vezes. Na opinião do senador, não existe dado mais claro a respeito de uma economia do que o aumento do consumo de energia. E o Paraguai, ao longo do período, teve um crescimento de consumo bem superior ao brasileiro.

- Promover a integração é reduzir assimetrias, e temos que ajudar a promover o crescimento da economia paraguaia. Sinceramente, o melhor caminho para isto seria um salto industrializante, por meio da atração de empresas e da melhoria da distribuição. Melhorar a distribuição de energia será o grande caminho - afirmou Mercadante.

O senador recordou que o Brasil tem exercido o direito de preferência para a compra de energia paraguaia de Itaipu porque necessita dessa energia e não pode, no momento, "abdicar desse direito" previsto pelo tratado binacional. Ele admitiu discutir a proposta paraguaia de vender energia no mercado livre brasileiro. Mas alertou para o risco de o preço no mercado livre "desabar" caso isto seja feito em um período de desaceleração da economia.

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), por sua vez, ressaltou a necessidade de manter a empresa viável, do ponto de vista econômico. Para ela, é preciso agir com todo o cuidado em relação ao tema nesse período de crise econômica mundial.

- Não quero dizer que não podemos conversar a respeito do tratado e sobre a busca de caminhos de maior integração, que ajudem o desenvolvimento paraguaio. Se crescemos, queremos que nossos vizinhos cresçam juntos - disse Marisa.



29/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante defende maior amplitude para voto aberto

Duciomar defende industrialização de minérios na região da lavra

Mercadante propõe retirar urgência de projeto sobre importações do Paraguai

Ministros discutem maior integração entre Brasil e Paraguai

Gleisi Hoffmann destaca esforço por maior integração entre Brasil e Paraguai

Mercadante destaca programa de bolsas no Brasil Maior