Ministros discutem maior integração entre Brasil e Paraguai



O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou, em Assunção, Paraguai, que o Brasil está comprometido com o crescimento econômico do país vizinho e disse ver oportunidades para integração produtiva na região.

"Vamos identificar conjuntamente as oportunidades de integração e investimentos mútuos. Há uma intenção muito firme da presidenta Dilma de estreitar os laços entre os dois países", afirmou, em reunião com seu colega paraguaio, Gustavo Leite.

Durante encontro, na segunda (13), Pimentel acenou com a possibilidade de financiar empresas brasileiras em obras de infraestrutura no Paraguai e acertou com o ministro Leite a organizações de uma visita de técnicos paraguaios ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Uma das oportunidades em curso é a construção da hidrelétrica de Yguazú, que terá capacidade instalada de cerca de 200 MW. Outra possibilidade de cooperação é o fornecimento de ônibus e veículos flex fabricados no Brasil, dentro de um programa de renovação da frota e de incentivo ao uso de biocombustíveis idealizado pelo governo paraguaio.

Gustavo Leite disse que o Paraguai oferece boas condições de competitividade às empresas brasileiras, “que já são responsáveis por US$ 200 milhões em exportações do Paraguai para o Brasil”.

Leite reconheceu, no entanto, que a falta de conhecimento do empresariado brasileiro sobre o vizinho ainda é uma barreira aos negócios bilaterais.

Para aumentar o intercâmbio entre os dois países, Pimentel acertou apoio a missões de negócios e de governo que o Paraguai organizará para apresentar oportunidades de investimento a empresários brasileiros.

Já há duas ações previstas: uma missão da Federação das Indústrias do Estado do Paraná a Assunção e uma missão de autoridades paraguaias, lideradas pelo ministro Leite, a São Paulo, que será organizada com apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



14/01/2014 14:22


Artigos Relacionados


Gleisi Hoffmann destaca esforço por maior integração entre Brasil e Paraguai

Wu Bangguo e Renan Calheiros discutem integração entre Brasil e China

Mozarildo defende maior integração entre Brasil e Guiana

Emilia pede maior integração entre Brasil e Coréia do Norte

Suplicy e ministro chileno discutem renda mínima e maior vínculo entre Chile e Brasil

Presidente da CRE prevê maior integração entre os países amazônicos