Mercadante destaca papel determinante de ACM no Congresso Nacional



Ao participar da sessão em homenagem ao senador Antonio Carlos Magalhães, falecido em julho vítima de complicações renais e cardíacas, o senador Aloizio Mercadante destacou o papel determinante desempenhado pelo senador baiano nos cargos que exerceu no Congresso Nacional.

Entre as realizações mais importantes de Antonio Carlos, Mercadante lembrou a pactuação de acordos políticos que foram fundamentais para o desenvolvimento do país, tais como os que viabilizaram o fundo de combate à pobreza e a política de valorização do salário mínimo. Mercadante ressaltou ainda a contribuição fundamental de Antonio Carlos para a aprovação do pacote de segurança pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em abril deste ano.

- Sem o empenho e a firmeza de ACM não teríamos conseguido pautar e votar[o pacote de segurança] com a agilidade - e eu diria com a competência - indispensável para que pudéssemos contribuir com o país num momento tão delicado como aquele da crise da segurança pública - disse Mercadante.

Mercadante elogiou ainda Antonio Carlos por sua maneira independente e altiva de fazer política, sempre defendendo o Legislativo perante o Executivo, mesmo nos períodos em que fazia parte da base do governo.

Ao final de seu pronunciamento, Mercadante prestou uma última homenagem a Antonio Carlos, dedicando-lhe trecho do poema Ode ao 2 de Julho, do poeta baiano Castro Alves. O tema da poesia é a independência da Bahia, comemorada em 2 de julho.

- Onde quer que ACM esteja, espero que tenha gostado [do poema]. É a cara dele. O seu epitáfio é o chão da Bahia - acrescentou Mercadante.

08/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante ressalta papel de Niemeyer na construção da identidade nacional

Mozarildo defende reforma do Estado e destaca papel do Congresso

Tuma destaca papel da Marinha na soberania nacional

Mozarildo destaca papel de Brasília no processo de integração nacional

Seminário vai discutir o novo papel do Congresso Nacional

Mercadante quer fim dos salários extras nas convocações do Congresso Nacional