Mercadante diz que campanha pretende levar pessoas com deficiência ao convívio social e produtivo



O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), enfatizou que o conceito básico da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 2006, dedicada às pessoas com deficiência, é a busca da mudança das mentalidades atrasadas e das atitudes preconceituosas, de modo a trazer para o convívio social efetivo e produtivo essas pessoas atualmente privadas do exercício pleno de sua cidadania. Mercadante é autor do requerimento para a realização da sessão especial que homenageou nesta quarta-feira (22) a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pela escolha do tema "Fraternidade e Pessoas com Deficiência".

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O parlamentar lembrou que a CNBB, criada em 1952 por Dom Hélder Câmara, foi a única voz que sobrou para denunciar "a violação dos direitos humanos e a chaga moral da tortura quando o Brasil submergiu no manto negro do silêncio imposto pelo regime de exceção, em 1964".

Mercadante destacou, ainda, que a sensibilidade que marcou a história da CNBB está, hoje, mais viva do que nunca, ao dedicar a Campanha da Fraternidade ao desafio da inclusão dos portadores de deficiências - cidadãos que sofrem com a falta de oportunidades, estigmas e preconceitos arraigados. Ele enfatizou o empenho do governo federal na efetiva implementação do Programa Nacional de Acessibilidade para diminuir as barreiras que penalizam as pessoas com mobilidade reduzida.

O autor do requerimento para realização da sessão especial lembrou, porém, que o conceito de acessibilidade não envolve, apenas, o combate às barreiras físicas à mobilidade, mas também a luta contra a barreira à comunicação e à informação. Nesse sentido, Mercadante chamou a atenção para o alcance do Decreto 5.296/04, que estipulou regras para a comunicação destinadas a ampliar o acesso à Internet por parte de pessoas com deficiência sensorial.



22/03/2006

Agência Senado


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