Mercadante diz que PT só define posição sobre Sarney depois de conversar com Lula



O líder do PT, senador Aloizio Mercadante (SP), disse na noite desta quarta-feira (1º), ao sair de reunião na casa do presidente do Senado, José Sarney, que seu partido só vai definir a sua posição relativamente à situação de Sarney depois de conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou esta noite ao Brasil depois de viagem oficial à Líbia. A reunião deve ocorrer nesta quinta-feira (2).

Mercadante informou também que o presidente do Senado disse aceitar a institucionalização do colégio de líderes e a criação de uma comissão suprapartidária de senadores para gerir a crise. Sarney, entretanto, de acordo com Mercadante, reiterou que não aceita se licenciar. De manhã, os senadores do PT se reuniram com Sarney e propuseram a ele que se licenciasse do cargo por 30 dias. Naquela ocasião, o presidente afirmou que não estaria disposto a aceitar a sugestão.

As propostas de institucionalização do colégio de líderes e de criação de uma comissão de senadores foram levadas a Sarney pelo PSDB na terça-feira (30). A comissão teria como objetivo apresentar soluções administrativas para a crise do Senado e buscar a punição dos culpados pelas possíveis irregularidades. A escolha dos senadores integrantes da comissão caberia à Mesa.

O líder do PT disse também que Sarney lembrou, durante a reunião, as medidas já tomadas pela Mesa com o intuito de promover mudanças na administração do Senado, como a redução de diretorias, a criação do Portal da Transparência e a contratação de consultoria externa, feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Mercadante voltou a dizer na entrevista que a crise do Senado não pode ser creditada apenas a Sarney, que presidiu o Senado por apenas quatro dos 14 anos em que Agaciel Maia esteve à frente da Diretoria Geral. Para o líder petista, a crise é institucional.

Dez dos 12 senadores do PT estiveram na reunião. Apenas Tião Viana (PT-AC) e Flávio Arns (PT-PR) não participaram. O líder da bancada, Aloizio Mercadante, deve voltar a se reunir com Sarney nesta quinta-feira.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Presidência do Senado, Sarney também deverá se reunir com Lula. Porém, a reunião não acontecerá nesta quarta-feira.

Moisés de Oliveira Nazário e Silvia Gomide / Agência Senado



01/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante: Lula tem posição diferente da bancada em relação a Sarney

Mercadante adia anúncio de saída da liderança para conversar com Lula

Mercadante diz que PT não mudou posição sobre Sarney

Senadores poderão ir ao Palácio do Planalto conversar sobre CPMF com Lula

Sarney vai conversar com líderes sobre vetos a verbas para educação

DEPOIS DE OUVIR JOÃO FRANÇA, TUMA QUER AGORA CONVERSAR COM OSMAR DIAS