Sarney vai conversar com líderes sobre vetos a verbas para educação



O presidente do Senado, José Sarney, disse nesta terça-feira (15) durante audiência concedida a um grupo de deputados em seu gabinete, que vai conversar com as lideranças partidárias no Congresso Nacional sobre a possibilidade de colocar em votação, ainda neste semestre, nove vetos presidenciais ao Plano Nacional de Educação (PNE).

Sarney recebeu cinco mil das cem mil assinaturas colhidas pela Campanha Nacional pela Educação a favor da derrubada dos vetos e assegurou aos deputados sua -absoluta solidariedade à causa da educação-. O senador esclareceu que a limpeza da pauta do Congresso está entre suas prioridades, perdendo apenas para a votação das medidas provisórias, mas advertiu-os de que deverão fazer um trabalho de intensa mobilização para conseguir o quórum necessário, quando chegar o momento da votação.

- O presidente Sarney mostrou-se bastante sensível a nossa reivindicação, que é de votar até junho, para que a derrubada dos vetos influencie a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual - disse o deputado Ivan Valente (PT-SP).

Os deputados disseram a Sarney que a derrubada dos vetos tem o apoio do ministro da Educação, Cristovam Buarque, já que eles representam o corte de verbas consideradas essenciais ao combate ao analfabetismo, ao estímulo à permanência dos estudantes nas escolas e à melhoria e expansão do ensino superior público. O texto aprovado no Congresso previa a elevação em 7% dos gastos com educação no país.

Compareceram também à audiência a vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara, Raquel Teixeira (PSDB-GO), a coordenadora do Núcleo de Educação do PT, Iara Bernardes, e os deputados Chico Alencar (PT-RJ), Lobbe Neto (PSDB-SP) e Mariângela Duarte (PT-SP).



15/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líderes chamam relator-geral para conversar sobre votação do relatório diretamente no plenário do Congresso

Mercadante diz que PT só define posição sobre Sarney depois de conversar com Lula

Ideli pede a Sarney convocação do Congresso para apreciar vetos de FHC ao Plano de Educação

Líderes chegam a um acordo sobre vetos

Sarney decide hoje sobre convocação de sessão para examinar vetos

Sarney e líderes decidem na terça sobre prioridade para fim do voto secreto