Mercadante irá propor ao Parlamento recomendação de unidade do Mercosul nas negociações da Rodada de Doha
O presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), vai apresentar ao Parlamento proposta de recomendação para que seja mantida a unidade do bloco nas negociações da Rodada de Doha sobre a liberalização do comércio. O anúncio foi feito por Mercadante durante reunião dos parlamentares brasileiros com o embaixador Regis Arslanian, representante permanente do Brasil junto ao Mercosul e à Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), em Montevidéu.
Para Mercadante, é importante, neste momento, uma sinalização positiva do bloco para reforçar a posição do Mercosul nas negociações. Segundo o senador, já não há problemas com a Argentina e o risco maior, no momento, seria um recuo dos Estados Unidos em relação à proposta já feita pelo país de redução dos subsídios ao setor agrícola.
Arslanian considerou fundamental que o Parlamento do Mercosul aprove uma declaração nesse sentido. O embaixador disse também que, nas atuais negociações da Rodada de Doha, já foram obtidos alguns processos inimagináveis há três anos, como o fim dos subsídios às exportações que são praticados pelos países mais ricos.
Também no encontro na manhã de hoje, Mercadante anunciou que irá sugerir uma audiência pública com os ministros da Fazenda dos quatro países que integram o bloco - Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai - sobre a crise econômica e a situação do Mercosul.
O senador informou ainda que está tentando acertar com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, sua ida à próxima reunião do Parlamento do Mercosul para falar sobre o Conselho Sul-Americano de Defesa.
28/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Parlamento do Mercosul pede unidade do bloco na Rodada Doha
Suplicy diz que negociações continuam, apesar da suspensão da Rodada de Doha
Collor alerta para riscos à OMC caso negociações da Rodada Doha fracassem em Bali
Mercadante vê "grande possibilidade de frustração da Rodada de Doha"
Zambiasi vai propor conselho de segurança ao Parlamento do Mercosul
Audiência pública discutirá Rodada de Doha