Zambiasi vai propor conselho de segurança ao Parlamento do Mercosul
Em entrevista à Rádio Senado, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) adiantou que irá apresentar proposta de criação de um conselho de segurança da América do Sul na primeira reunião do Parlamento do Mercosul em 2008. O encontro deve acontecer nesta segunda-feira (31), em Montevidéu, Uruguai.
Segundo Zambiasi, a proposta de criação do conselho, apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teria partido do ministro da Defesa, Nelson Jobim, podendo ser encampada pelo bloco sul-americano.
- Os países sul-americanos já têm maturidade suficiente para encontrar soluções internas para suas crises - sustentou o senador, que é membro titular da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul.
A seu ver, a criação do conselho vai estabelecer um diferencial na resolução de conflitos na região. Atualmente, as crises acabam sendo tuteladas por um país, como fez a Espanha por ocasião da "guerra das papeleiras", envolvendo Argentina e Uruguai, ou pela Organização dos Estados Americanos (OEA), no caso da crise Colômbia-Equador-Venezuela.
A "guerra das papeleiras" foi um contencioso surgido entre Uruguai e Argentina, motivado pela autorização do Uruguai à construção de duas fábricas, uma finlandesa e outra espanhola, em Fray Bentos, localidade próxima à província argentina de Entre Ríos. A Argentina alegou que a implantação desses empreendimentos provocaria prejuízos ambientais e turísticos.
28/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mercadante irá propor ao Parlamento recomendação de unidade do Mercosul nas negociações da Rodada de Doha
Zambiasi comemora um ano de criação do Parlamento do Mercosul
Zambiasi celebra um ano de criação do Parlamento do Mercosul
Zambiasi: Parlamento do Mercosul deverá ser instalado este ano
Zambiasi registra realização da primeira sessão do Parlamento do Mercosul
Zambiasi celebra aprovação, pelo Uruguai, do Parlamento do Mercosul