Mercadante pede maior velocidade na liberação de compulsório bancário



Para o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), está na hora de o Banco Central ampliar a liberação dos depósitos compulsórios para estimular a liquidez na economia, porque, como acredita, o crédito não está chegando ao mercado com a velocidade necessária.

- Precisamos agilizar as decisões, errar para mais, se for o caso, e não subestimar o processo - afirmou o senador, em relação aos efeitos da crise financeira global no país.

Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o senador coordena debates sobre a crise, com a participação do economista Luiz Gonzaga Beluzzo e do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga.

Mercadante salientou, no entanto, que o Brasil tem "linhas de defesa" importantes nesse cenário de crise, entre as quais suas reservas cambiais, no montante de US$ 200 milhões. O senador defendeu a manutenção dos investimentos em infra-estrutura e, por outro lado, controle mais rigoroso dos gastos correntes do governo. Segundo ele, as soluções exigem ainda um esforço articulado entre governo e estados na definição de políticas anticrise.

Mais informações a seguir



13/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


BC vai elevar em julho o compulsório bancário sobre depósitos à vista

Banco Central prorroga depósito compulsório para garantir liquidez do sistema bancário

LOBÃO PEDE PRAZO MAIOR PARA LIBERAÇÃO DO PREÇO DO ÁLCOOL

CAS vota maior rigidez no controle de velocidade dos motoboys

Governo quer velocidade de internet maior para Plano de Banda Larga

Postos de acesso gratuito a Internet serão ampliados e terão maior velocidade de conexão