Mercadante propõe penas maiores para quem induzir menor à prática de crime



Está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) que institui pena de reclusão de quatro a 15 anos, além de multa, para quem utilizar, induzir, instigar ou auxiliar criança ou adolescente a praticar crimes relacionados ao tráfico ou produção de drogas. A CCJ decidirá terminativamente sobre o assunto.

A proposta de Mercadante altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Código Penal, e a lei de combate ao tráfico de entorpecentes com o objetivo de tornar a indução de menores à prática de crimes mais do que uma mera circunstância agravante. Se aprovado o projeto, utilizar-se de crianças e adolescentes passará a ser um crime específico, severamente punido.

O projeto estabelece que, se o crime praticado pela criança ou adolescente for de homicídio, lesão corporal de natureza grave, furto, roubo, extorsão, seqüestro, estupro ou atentado violento ao pudor, o adulto, além de sofrer as respectivas penas previstas no Código Penal no caso de concurso de pessoas, responderá ainda por utilizar-se de menores. A pena será aumentada em um terço se, na prática do crime, o próprio menor sofrer lesão corporal de natureza grave, e será duplicada no caso de morte.

-A participação de menores em atividades delituosas tem aumentado significativamente nos últimos anos, paralelamente ao desenvolvimento e proliferação do chamado crime organizado. A utilização de menores por parte dessas organizações tem conseqüências extremamente graves, não somente porque contribui para expandir e generalizar a violência, mas sobretudo porque significa, em uma grande parte dos casos, condenar à morte prematura as crianças e adolescentes envolvidos-, afirma Aloizio Mercadante na justificação do projeto.

O senador por São Paulo destaca que, para enfrentar essa situação, alguns setores da sociedade têm proposto reduzir a idade de inimputabilidade penal, medida que ele considera equivocada, sobretudo por não atacar os problemas, mas sim suas manifestações. Ele também lembra que o menor infrator também é vítima do crescimento da violência do país. Por este motivo, Mercadante diz preferir direcionar o rigor da lei para os que, individualmente ou em grupos, induzem, constrangem ou ajudam os menores a praticar ações delituosas.



11/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Papaléo torna crime induzir menor de 14 anos a presenciar atividades libidinosas

Gilvam propõe penas maiores por embriaguez e "rachas" no trânsito

BARROS PROPÕE INCENTIVOS PARA QUEM EMPREGAR JOVENS E MAIORES DE 40

Quem matar animal silvestre para se alimentar poderá ter pena menor por crime ambiental

Projeto de Magno Malta propõe mais rigor no cumprimento de pena por prática de crime hediondo

Roubo de bebê passa a ser crime punido com penas mais graves, propõe César Borges