Mercadante quer limite a número de candidatos em debates na TV
O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) pediu aos relatores da proposta de reforma eleitoral que acatem restrição ao número de candidatos nos debates eleitorais transmitidos pelas emissoras de TV.
Os relatores examinaram emenda do senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) no sentido de que o número de participantes aos debates fique restrito a dois terços do número de candidatos. Já Mercadante pede que a regra siga o critério da representatividade dos partidos no Congresso. Ele sugere que somente possam participar dos debates aqueles candidatos cujos partidos tenham, no mínimo, dez parlamentares no Congresso ou quinze em coligação.
Ao comentar a sugestão, Demóstenes Torres (DEM-GO) ponderou que a medida poderia, por exemplo, inviabilizar a participação de Marina Silva (PV-AC), possível candidata pelo Partido Verde, nos debates. Em resposta, Mercadante informou que o PV tem mais de dez representantes no parlamento.
- O PV tem mais de dez parlamentares e eu espero que tenha mais pelas coligações, mas também não acredito que qualquer emissora ou canal de televisão fosse abrir mão da participação da Marina em algum debate - arrematou Mercadante.
O senador Marco Maciel (DEM-PE), um dos relatores do parecer, disse que até o momento o parecer sugere a adoção da regra de dois terços do número de candidatos nos debates.02/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eleitor quer mais debates entre candidatos
Mercadante quer fixar em 16 anos limite de idade para restrição ao consumo de cinema e vídeo
CCJ analisa limite no número de vereadores
Mercadante diz que governo não apóia limite para reservas indígenas
Mercadante pede debates equilibrados na CPI da Petrobras
Anatel suspende limite ao número de prestadoras de TV a cabo no País