Mercadante rebate declarações de Lampreia



O líder do governo no Senado, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), rebateu nesta quarta-feira (29) declarações do ex-ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, de que a política externa do governo Lula está mais centrada no aspecto político-ideológico do que no aspecto comercial.

- Essa afirmação não tem nenhuma procedência. A política externa é um êxito em todas as frentes e mudou a forma de ver e se relacionar com o mundo. Não queremos mais aquele Brasil passivo que imaginava que política externa é dormir na casa da rainha da Inglaterra - disse o senador.

Mercadante listou o que considera sucessos da política externa do governo Lula, como os recordes históricos nas exportações. O senador salientou a importância do comércio exterior para a geração de emprego e renda, que este ano já registrou um crescimento de 18%.

O senador também rebateu a crítica de Lampreia à pretensão do governo Lula de elevar o Brasil à condição de líder da América Latina. "É uma ilusão, um sonho de uma noite de Verão que não dura dois segundos", teria dito o ex-ministro. Mercadante disse que a liderança brasileira é natural por ter mais da metade do território, da população e do Produto Interno Bruto (PIB) do continente.

Mercadante também criticou a política externa no governo Fernando Henrique Cardoso, classificando-a como "desastrosa". Segundo ele, aquela era uma "política de submissão" aos interesses dos países desenvolvidos e que assistiu a deterioração da Argentina sem nada fazer para ajudar, ao contrário do governo Lula, que se solidarizou com o país vizinho e o ajudou de diversas maneiras. Uma delas, assinalou Mercadante, foi o fortalecimento do Mercosul, que levou a um aumento de 45% no comércio bi-lateral.

O senador ainda destacou o posicionamento brasileiro contrário à invasão do Iraque pelos Estados Unidos e o apoio ao cumprimento das resoluções da ONU.

- Princípio não se negocia e hoje sabemos que foi a atitude mais correta - frisou.Mercadante também destacou a recente vitória na Organização Mundial do Comércio (OMC), que deu razão ao Brasil na questão dos subsídios dados aos produtores de algodão pelo governo norte-americano. Essa decisão, disse, abre um grande leque de possibilidades de mudanças nas negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).



29/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Covatti rebate declarações de Pavan

Covatti rebate declarações do Secretário de Segurança

Sérgio Petecão rebate declarações de jornal do Acre

Heráclito rebate defesa que Ideli fez de declarações de Berzoini

José Eduardo Dutra rebate declarações de Fernando Henrique

Suplicy rebate declarações do governo sobre bolsa-escola